07 de Dezembro de 2022
Açores abaixo do patamar dos 10 mil beneficiários do RSI
Lusa

Autor do Artigo
115
Nível de desemprego atinge mínimos históricos

Os Açores estão, atualmente, abaixo do patamar dos 10 mil beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI), uma descida de cerca de três mil beneficiários relativamente a 2021, revelou a Vice-Presidência do Governo Regional.

Numa nota de imprensa divulgada no portal do executivo, explica-se que, “segundo dados mais atualizados relativos ao RSI, se verificou que os Açores se encontram abaixo do patamar dos 10.000 beneficiários desta prestação”.

“Em outubro de 2022, existiam 3.808 famílias e 9.905 beneficiários de RSI nos Açores, correspondendo a uma variação homóloga de menos 1.113 famílias e de menos 3.238 beneficiários”, descreve o governo.

No mesmo período, “a prestação média mensal foi de 272,75 euros por família e de 85,08 euros por beneficiário”.

“A redução do número de beneficiários de RSI começa a assumir uma dimensão estrutural, o que nos permite concluir que as políticas sociais têm sido consequentes e geradoras de menos dependência dos apoios atribuídos pela Segurança Social”, assinalou o vice-presidente do Governo Regional, Artur Lima, que tutela a área social.

Para o governante, com o “nível do desemprego a atingir mínimos históricos na região” e a “atenção redobrada que tem sido dada à fiscalização da atribuição de apoios sociais”, estes resultados “podem ser encarados com otimismo”.

Relativamente a processos inspetivos aos beneficiários de RSI, Artur Lima salientou que entre 2021 e 2022 foram realizadas 697 ações inspetivas, enquanto entre 2019 e 2020 foram realizadas 238.

Este ano, “até ao final do mês de novembro, foram iniciados 310 processos, tendo-se verificado que 211 estavam irregulares”, indicou, referindo que “algumas das irregularidades detetadas levaram à cessação de prestação e outras levaram à alteração dos valores a pagar”.

“Apesar de não abdicarmos de agir com prontidão ao nível da proteção social, devemos ser zelosos na administração dos recursos públicos e valorizar culturas de responsabilização e de defesa da transparência”, sublinhou.

Artur Lima afirmou ainda que o Governo Regional vê o RSI como “instrumento de auxílio temporário sempre que se justificar”, sendo que este se deve “assumir como meio para a autodeterminação de famílias e cidadãos”.

Em dezembro de 2021, os Açores atingiram o número mais baixo de beneficiários de RSI desde março de 2005, totalizando 12.555, anunciou em fevereiro Artur Lima.

Quanto à verba gasta pela Segurança Social nacional com o pagamento deste apoio social nos Açores, rondou os 17,5 milhões de euros, registando uma “redução muito significativa de 2020 para 2021, de mais de 1,5 milhões de euros, na ordem dos 8%”.

Os Açores estão, atualmente, abaixo do patamar dos 10 mil beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI), uma descida de cerca de três mil beneficiários relativamente a 2021, revelou a Vice-Presidência do Governo Regional.

Numa nota de imprensa divulgada no portal do executivo, explica-se que, “segundo dados mais atualiza…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Chegou ao fim greve na Atlânticoline
.
Governo não confirma Ilídia Quadrado na Portos dos Açores
.
Bolieiro defende que ilhas europeias “têm de se afirmar como laboratórios do futuro”
.
Governo dos Açores volta a propor aumento de 5% da remuneração complementar
.