23 de Novembro de 2022
Grupo de trabalho vai ser criado para dar “novo fôlego” a Rede Portuguesa de Museus
Lusa

Autor do Artigo
136

A secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, revelou esta segunda-feira, em Lisboa, que vai ser criado até ao final do ano um grupo de trabalho para “dar novo fôlego” e estratégia à Rede Portuguesa de Museus (RPM).

A governante falava à agência Lusa no intervalo do encontro da RPM, que decorreu durante a tarde no Centro Cultural de Belém (CCB), com a presença de mais de metade dos representantes dos seus 165 membros.

O encontro nacional é uma das iniciativas da tutela da Cultura no sentido de reativar esta estrutura criada há 22 anos, e que tem estado “mergulhada na passividade” na última década, como apontaram alguns dos intervenientes.

“É normal que tenha tido altos e baixos ao longo de tanto tempo”, avaliou a secretária de Estado da Cultura à Lusa, acrescentando que os museus foram apontados como um setor prioritário no âmbito da atual política, tendo “a RPM um papel fundamental”.

Desde a criação, em 2000, a RPM - organismo oficial certificador da qualidade e funcionamento dos espaços museológicos no país - tem vindo a promover a partilha de conhecimento, serviços, recursos e boas práticas nesta área.

Atualmente, reúne museus e palácios, incluindo os nacionais, os tutelados pelas delegações da cultura dos Açores e da Madeira, da administração local e central, de empresas públicas, privados, de fundações, da Igreja Católica e das Misericórdias.

“É o momento de criar um novo fôlego” para a RPM, sublinhou Isabel Cordeiro, acrescentando que o objetivo é dar-lhe “um papel mais ativo em contexto local, regional ou nacional no que é a qualificação do tecido museológico” do país.

Nesse sentido, “vai ser criado um grupo de trabalho até ao final do ano para começar a trabalhar ativamente e auscultar todos os intervenientes”, nomeadamente os 165 museus membros da rede, e também com a secção portuguesa do Conselho Internacional de Museus, a Associação Portuguesa de Museologia (APOM), e o Conselho Geral de Museus, Palácios e Monumentos.

Este encontro nacional de profissionais de museus da RPM contou com 183 inscritos, desde membros da direção, conservadores, técnicos e representantes de organismos ligados à rede, incluindo as direções regionais de Cultura.

Alguns dos participantes lamentaram a “paralisia” da RPM na última década e a necessidade de uma maior descentralização de trabalho e recursos, bem como o aumento da participação democrática dos seus membros, da valorização e qualificação da realidade museológica do país, como defendeu José Gameiro, diretor científico do Museu de Portimão, no distrito de Faro.

Aquele responsável congratulou-se pelo “reencontro muito aguardado” pelos profissionais do setor, no sentido de “retomar o diálogo mais intenso e criar metodologias mais democráticas e horizontais de comunicação e cooperação da comunidade museológica nacional”.

Gameiro recordou que o panorama museológico português “mudou muito nos últimos 22 anos, pois antes não existiam as redes locais e regionais que hoje existem”, nomeadamente a Rede de Museus do Douro, a Rede de Museus do Algarve ou a Rede de Museus do Médio Tejo.

Como propostas para o futuro da RPM, sugeriu a criação de um conselho consultivo ou conselhos regionais, enquanto Clara Camacho, técnica da Direção-Geral do Património Cultural, que há 22 anos foi uma das responsáveis pela criação da estrutura que gerou a RPM, disse ser “necessária a criação de um novo paradigma”.

Clara Camacho recomendou o lançamento de um inquérito aos museus para “conhecer o estado atual e as suas reais necessidades, depois de uma crise financeira e da pandemia”.

Outro orador convidado, Manuel Pizarro, historiador de arte e curador, apontou que “na última década, foi visível o abrandamento da atividade da RPM, uma estrutura pouco flexível, com ação de escassos efeitos e diminuto acesso aos financiamentos” para os seus membros.

O atual diretor executivo do Museu Judaico Tikva, projeto em curso para nascer em Lisboa, recordou, no entanto, o “papel histórico e pioneiro” desta rede, “cuja implementação cabal nunca aconteceu”, devido, nomeadamente “ao seu papel muito mais administrativo, em vez de agente transformador”.

Também sugeriu que o futuro desta estrutura nacional deve passar por processos participativos dos seus membros e a concretização de núcleos de apoio aos museus do país.

Em maio de 2019, o Governo constituiu um grupo de trabalho para os “Museus no Futuro”, coordenado por Clara Camacho, que visava a “apresentação de recomendações e de propostas para estas entidades museológicas e patrimoniais, a curto prazo, mas também tendo o horizonte temporal dos próximos 10 anos”. O relatório final foi divulgado em novembro de 2020 recomendando, entre outras 49 propostas, que fosse criado um novo Instituto de Museus, Palácios e Monumentos.

A secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, revelou esta segunda-feira, em Lisboa, que vai ser criado até ao final do ano um grupo de trabalho para “dar novo fôlego” e estratégia à Rede Portuguesa de Museus (RPM).

A governante falava à agência Lusa no intervalo do encontro da RPM, que decorreu durante a tarde no Centr…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Alojamento Local nos Açores reitera maior promoção turística e ligações aéreas
.
Cientistas criam células para tratamento da doença de Machado-Joseph
.
Ainda há 17 ruas com o nome de Salazar em Portugal
.
Resgatado passageiro de navio ao largo dos Açores
.