25 de Novembro de 2022
Programa natalício da cidade da Horta arranca mais cedo este ano
INCENTIVO

Autor do Artigo
218
São várias as novidades nesta segunda edição Faial Ilha Natal

O programa natalício Faial Ilha Natal regressa este ano mais cedo com a inauguração da iluminação agendada para a próxima quarta-feira, dia 30 de novembro.

Na conferência de imprensa de apresentação do programa, que se realizou ontem na Casa da Baía, o presidente da Câmara Municipal da Horta anunciou que “o Município aposta num reforço da iluminação de Natal, em ruas que não eram iluminadas e novos elementos, desde a Igreja da Conceição à Igreja das Angústias, conjugação que é essencial para dinamizar a nossa cidade e a nossa ilha, atraindo os faialenses para o centro da cidade e Ievando-os às compras no nosso comércio tradicional”.

No entanto, Carlos Ferreira garante que a Câmara de Horta vai seguir a orientação de redução do horário da iluminação de Natal, das 18h às 24h00, com o recurso predominante a utilização de luzes led. “A diminuição do consumo de eletricidade e da nossa pegada energética é uma preocupação cada vez maior, principalmente face à conjuntura internacional”.

A adoção de medidas mais amigas do ambiente estendeu-se igualmente a uma das principais novidades desta edição. “Pela primeira vez, a ilha do Faial terá uma Pista de Gelo Ecológico, instalada no Largo do Infante e que cumpre princípios de eficiência energética, mediante a utilização de luzes led na sua estrutura”, destacou o governante. A pista poderá ser utilizada por crianças a partir dos 6 anos, com um valor de 1€ por cada 15 minutos, sendo que a mesma estará à disposição, durante algumas manhãs, para atividades gratuitas com o CACI da Santa Casa da Misericórdia da Horta, APADIF e Escolas do 1º ciclo.

Nesta segunda edição, que decorre de 30 de novembro a 7 de janeiro, o autarca evidencia que “o Faial Ilha Natal é uma festa a pensar nos faialenses, dos mais jovens aos mais idosos e na dinamização do nosso comércio tradicional”.

Neste sentido, é disponibilizado um vasto conjunto de oportunidades para celebrar a quadra natalícia. Para além do Dia das Montras, do Roteiro das Sopas e da Aldeia Natal, na Praça da República, onde serão promovidas diversas iniciativas dedicadas às crianças, haverá ainda as tradicionais barraquinhas, exposições e ainda um Mercado de Natal.

“No Mercado Municipal irá decorrer o Mercado de Natal – Cheiros e Sabores, com destaque para a nossa gastronomia alusiva à quadra natalícia, e no antigo Quartel dos Bombeiros a população terá a oportunidade de apreciar e adquirir produtos na zona dedicada ao artesanato tradicional e urbano”, referiu o edil, anunciando mais uma novidade.

“Integrado no Mercado de Natal, e com o objetivo de incentivar à leitura, na procura de valorização do livro e do autor, a Câmara da Horta irá promover, de 30 de novembro a 11 de dezembro, uma Feira do Livro, com vários eventos destinados a escolas do 1º ciclo e a idosos”, afirmou Carlos Ferreira, anunciando que serão realizados vários momentos culturais (musicais e literários), workshops de autores com crianças e lançamento de livros, abertos à população em geral.

“Destaco ainda a Parada de Natal, no dia 3 de dezembro; o Baile de Danças do Mundo, a 8 de dezembro; o cinema infantil e Disco Kids, a 9 de dezembro; e ainda os Concertos de Natal, incluindo várias atuações de grupos e artistas locais e a apresentação dos VIDÁLIA, no dia 30 dezembro”.

Para a noite da passagem de ano, o presidente da Câmara da Horta revelou que será instalado um palco na Marina da Horta, onde teremos um espetáculo musical com a banda de Tributo aos Beatles – Peakles” e as boas-vindas ao Ano Novo serão dadas com o tão aguardado Fogo de Artifício sobre a Baía da Horta, seguindo-se de Tenda Eletrónica”.

Depois da receção dos Ranchos de Natal nos Paços do Concelho, o Encontro de Ranchos, agendado para o dia 7 de janeiro, no Teatro Faialense, encerra a programação do Faial Ilha Natal.

Carlos Ferreira revela ainda que serão realizados três sorteiros de Natal, com 13 prémios cada, nos dias 10, 17 e 24 de dezembro no Mercado Municipal, numa parceria com a Câmara de Comércio e Indústria da Horta, no sentido de estimular o comércio tradicional. 

O presidente da Câmara do Comércio e Indústria da Horta, Francisco Rosa,  anunciou também que a 4 de janeiro será realizado um sorteio final, feito com todas as senhas do período do Faial Ilha Natal, em que será sorteado um Citroën Ami, 100% elétrico.
Toda a programação do Faial Ilha Natal pode ser consultada em natal.cmhorta.pt. 

O programa natalício Faial Ilha Natal regressa este ano mais cedo com a inauguração da iluminação agendada para a próxima quarta-feira, dia 30 de novembro.

Na conferência de imprensa de apresentação do programa, que se realizou ontem na Casa da Baía, o presidente da Câmara Municipal da Horta anunciou que &ldqu…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
PS/Açores defende criação urgente de apoios às rendas dos estudantes deslocados
.
PS/Açores preocupado com “tremendo retrocesso” no transporte aéreo
.
Resgatados três tripulantes de veleiro ao largo dos Açores
.
Sismos sentidos na ilha Terceira
.