23 de Novembro de 2022
Autarquias de todo o país com restrições nas iluminações de Natal
Lusa

Autor do Artigo
77

A crise energética está a levar a que autarquias de todo o país planeiem ter a iluminação de Natal ligada durante períodos mais curtos do que em outros anos e recorram mais à utilização de tecnologias de baixo consumo.

A autarquia da Povoação, na ilha de São Miguel, por exemplo, vai manter a sua iluminação de Natal no centro da vila e no presépio das Caldeiras das Furnas, embora com algumas restrições, nomeadamente a redução do horário da iluminação que deverá apagar-se às 24h00 ou à 1h00, em vez de se manter até às 2h00.

Por outro lado, no caso da iluminação de natal no centro da vila vai manter-se uma medida de poupança já seguida em anos anteriores, que consiste em colocar detetores de movimento em algumas artérias, permitindo ligar e desligar as luzes conforme a passagem de pessoas.

Ainda nos Açores, a Câmara de Angra do Heroísmo vai seguir a orientação de redução do horário da iluminação de Natal, mas está ainda por definir a hora exata em que serão desligadas as luzes, embora deva ocorrer às 23h00 ou 24h00.

No Funchal, a maioria das iluminações de Natal e de Ano novo são da responsabilidade do Governo Regional da Madeira, que já anunciou algumas restrições, devido à crise energética.

Entre 8 de dezembro e 6 de janeiro, as iluminações públicas decorativas no Funchal vão estar ligadas das 18h00 às 00h00, com exceção de seis dias – 23, 24, 25, 30 e 31 de dezembro e 1 de janeiro – em que se mantêm acesas até à 1h00.

Já as poucas luzes da capital da Madeira que são responsabilidade direta do município vão seguir as recomendações do Governo Regional.

Na cidade de Lisboa, onde a Câmara volta a investir cerca de 750 mil euros, as iluminações de Natal vão estar ligadas entre 6 de dezembro e 6 de janeiro, com redução do horário diário de funcionamento, em que o mais prolongado será das 18h00 à 1h00 no dia de Natal e noite da passagem de ano.

Outras das medidas da autarquia da capital do país para reduzir consumos é a utilização de lâmpadas de tecnologia LED, para garantir “poupanças de 50%” em relação a 2021.

No Porto, a iluminação de Natal vai estar ativa entre o último dia de novembro e até ao dia a seguir aos Reis, que se comemora a 6 de janeiro.

Durante a quadra do Natal, a iluminação, de tecnologia LED de baixo consumo, vai funcionar de domingo a quinta-feira entre as 18h00 e as 23h00. Às sextas-feiras, sábados e vésperas de feriado, o funcionamento prolongar-se-á até às 24h00.

Entretanto o programa de Natal na cidade da Horta será anunciado amanhã, em conferência de imprensa da Câmara Municipal.

A crise energética está a levar a que autarquias de todo o país planeiem ter a iluminação de Natal ligada durante períodos mais curtos do que em outros anos e recorram mais à utilização de tecnologias de baixo consumo.

A autarquia da Povoação, na ilha de São Miguel, por exemplo, vai manter a sua ilumina&…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Chegou ao fim greve na Atlânticoline
.
Dezasseis viagens canceladas devido à greve na semana passada
.
PCP/Açores diz que “reina a confusão” nos transportes aéreos da região
.
Mar de Cravos evoca 25 de Abril no Museu da Horta
.