08 de Novembro de 2022
Presidente da Câmara defende qualificação das instalações desportivas
INCENTIVO

Autor do Artigo
30
Horta recebe prémio pelo sexto ano consecutivo

O Presidente da Câmara Municipal da Horta defendeu este fim-de-semana “a necessidade e urgência em qualificar as instalações desportivas da ilha do Faial”, que classificou como “uma condição essencial para a promoção da atividade física, o desenvolvimento do desporto na ilha do Faial e captação de crianças e jovens para os clubes”.

A posição foi assumida no XVII Seminário Municípios Amigos do Desporto, cuja sessão nacional foi realizada pela primeira vez no concelho da Horta.

Carlos Ferreira destcou o papel de dois clubes faialenses que apresentaram preleções no seminário.

“O Clube Naval da Horta completou este ano 75 anos de intensa atividade e dá substância conceptual e sentido prático à ligação histórica do Faial e dos Açores com o mar, levando o nome do Faial e da Região muito longe”, disse o presidente da Câmara.

 Por seu turno, o Clube Independente de Atletismo Ilha Azul (CIAIA), responsável pela criação da marca Azores Trail Run, “foi o grande responsável pelo desenvolvimento do trail running nos Açores, atraindo para a prática de atividade física ao ar livre pessoas que não corriam há muitos anos, com claros benefícios para o bem-estar e para a saúde, mas também com um papel relevante ao nível da promoção da Região, organizando provas com quase mil participantes, de dezenas de nacionalidades diferentes”, acrescentou.

Carlos Ferreira adiantou ainda o facto de em 2023 o Angústias Atlético Clube e o Sporting Club da Horta comemorarem o seu centenário.

“Trago a esta intervenção o exemplo destas quatro instituições para - na presença do Senhor Secretário Regional do Mar e das Pescas e do Senhor Diretor Regional do Desporto - reafirmar a urgência em requalificar as instalações desportivas desta ilha”.

O edil relembrou que “há muitos anos que esta intervenção é necessária e não se pode fazer tudo de uma vez, mas é preciso começar”.

O XVII Seminário Municípios Amigos do Desporto, subordinado ao tema “Desporto Outdoor: náutico, na rua e na natureza”, é uma iniciativa da Cidade Social, em colaboração com o Município da Horta.

Na iniciativa da Cidade Social foram ainda entregues os galardões “Município Amigo do Desporto” às autarquias da Região, programa que integra, atualmente, uma rede de 167 municípios portugueses.

A distinção, em forma de bandeira e quadro, foi entregue por Pedro Mortágua Soares, coordenador nacional do programa, ao Município da Horta, pelo sexto ano consecutivo, como forma de reconhecimento das boas práticas na gestão e desenvolvimento na área do Desporto pelos resultados alcançados.

Este prémio resulta de uma avaliação independente da ação dos municípios, considerando várias áreas, desde organização desportiva, instalações, eventos, programas, estratégias de sustentabilidade ecológica, desporto solidário, parcerias, realidade desportiva, legislação, marketing e inovação.

O Presidente da Câmara Municipal da Horta defendeu este fim-de-semana “a necessidade e urgência em qualificar as instalações desportivas da ilha do Faial”, que classificou como “uma condição essencial para a promoção da atividade física, o desenvolvimento do desporto na ilha do Faial e captação de crian…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.


Contacte-nos através: 292 292 815.




Outras Notícias
Plataforma para denúncia de casos de violência doméstica
.
Deputado independente quer verificação do apoio à natalidade
.
Alienação da Azores Airlines com caderno de encargos “amigo do mercado”
.
Câmara aprova orçamento para 2023 em reunião secreta
.