07 de Novembro de 2022
Armando Domingues é o novo bispo dos Açores
Lusa

Autor do Artigo
34
Cerimónia de posse deve acontecer em janeiro

O Colégio de Consultores da diocese de Angra assegura  que “acolhe de braços abertos o novo bispo de Angra”, Armando Esteves Domingues, nomeado sexta-feira pelo Papa Francisco para a diocese açoriana.
“Depois de um ano de expectativa e esperançosa, oração e confiança no Espírito Santo, recebemos e acolhemos de braços abertos o nosso novo Pastor e sentimo-nos particularmente gratos pela sua disponibilidade para servir estas ilhas dispersas e únicas”, escreve o Colégio de Consultores num comunicado citado pelo portal Igreja Açores.
No documento, é sublinhada “a importância evangélica da presença da Igreja na transformação social” da região, manifestando a certeza de que o povo açoriano “acolherá com grande alegria” o novo bispo titular da diocese de Angra.
O bispo Armando Esteves Domingues, até agora auxiliar do Porto, foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo da diocese de Angra.
Armando Esteves Domingues, de 65 anos, natural de Oleiros, no distrito de Castelo Branco, vai ocupar o lugar que estava vago desde setembro de 2021, quando o anterior titular da diocese de Angra, João Lavrador, foi nomeado bispo de Viana do Castelo.
Segundo o portal Igreja Açores, o prelado “será o 40.º bispo de Angra”.
Armando Esteves Domingues foi ordenado padre em 3 de janeiro de 1982 e bispo em 16 de dezembro de 2018.
No seio da Conferência Episcopal Portuguesa é presidente da Comissão Missão e Nova Evangelização, bem como membro da Comissão Laicado e Família.
A sua entrada na diocese de Angra ainda não tem data marcada, mas o portal da igreja açoriana aponta para que isso possa ocorrer em janeiro de 2023.
Desde setembro de 2021, a diocese de Angra teve a dirigi-la o cónego Hélder Fonseca Mendes, como administrador diocesano. 

O Colégio de Consultores da diocese de Angra assegura  que “acolhe de braços abertos o novo bispo de Angra”, Armando Esteves Domingues, nomeado sexta-feira pelo Papa Francisco para a diocese açoriana.
“Depois de um ano de expectativa e esperançosa, oração e confiança no Espírito Santo, recebemos e acolhemos de b…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.


Contacte-nos através: 292 292 815.




Outras Notícias
Empresas de transformação e comercialização de produtos agrícolas nos Açores com acesso a 8,5 ME
.
Prisão preventiva de “célula” de tráfico de droga em São Miguel
.
Programa natalício da cidade da Horta arranca mais cedo este ano
.
Portugal sobe nove lugares no ‘ranking’ europeu de pedidos de patentes entre 2001 e 2020
.