04 de Novembro de 2022
“O Faial e a Periferia Açoriana nos séculos XV a XX”
INCENTIVO

Autor do Artigo
48
Selo e postal assinalam passagem de Marconi pelo Faial

A cidade da Horta irá acolher nos próximos dias 6 a 11 de novembro o VIII Colóquio “O Faial e a Periferia Açoriana nos séculos XV a XX”, numa organização conjunta do Núcleo Cultural da Horta (NCH), da Câmara Municipal da Horta e do Centro de Humanidades (CHAM), da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade dos Açores. 
Na conferência de imprensa de apresentação do programa, o Presidente da Câmara Municipal da Horta destacou a parceria que “resgata o passado, constrói o presente, e cimenta as bases para a construção do nosso futuro coletivo”.
 Partilhando os princípios de valorização da história das ilhas de Santa Maria, Graciosa, S. Jorge, Pico, Faial, Flores e Corvo, “a 8ª edição do evento, para além de proporcionar o debate científico entre investigadores, e promover a publicitação dos resultados das suas investigações, irá contribuir ainda para a promoção da ilha do Faial, do ponto de vista académico, científico e cultural”, realçou o autarca. 
A par dos membros da Comissão Científica, presidida pelo Professor Doutor Avelino de Freitas de Meneses, o Colóquio contará com a presença de um vasto conjunto de distintos preletores, que abordarão áreas temáticas especificas e complementares ao tema base, designadamente: Poderes, Instituições e Política; Terra, Ofícios e Transações; Comunidades, Demografia e Emigração; Religião, Comportamentos e Quotidianos; e ainda Cultura, Artes e Património. Áreas que, para o edil, “conferem ao evento uma dimensão histórica, cultural, social e política”. 
A 8ª edição do Colóquio “O Faial e a Periferia Açoriana nos séculos XV a XX” integra ainda o lançamento do livro do Professor Doutor Avelino de Freitas de Meneses, “Gaspar Frutuoso, O Homem e a Obra”, apresentada pelo Professor Doutor Onésimo Teotónio de Almeida, e no âmbito da comemoração do centenário da passagem de Guglielmo Marconi pelo Faial (1922), serão lançados um selo e postal alusivos à efeméride, pelo Clube de Filatelia “O Ilhéu” da Escola Secundária Manuel de Arriaga.

A cidade da Horta irá acolher nos próximos dias 6 a 11 de novembro o VIII Colóquio “O Faial e a Periferia Açoriana nos séculos XV a XX”, numa organização conjunta do Núcleo Cultural da Horta (NCH), da Câmara Municipal da Horta e do Centro de Humanidades (CHAM), da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade dos Aç…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.


Contacte-nos através: 292 292 815.




Outras Notícias
Quatro projetos açorianos na final do Prémio de Boas Práticas em Saúde
.
Programa natalício da cidade da Horta arranca mais cedo este ano
.
Pavilhão de Portugal na Bienal de Veneza obtém “número notável” de 67 mil visitantes
.
Açores registam 5.620 desempregados inscritos em outubro
.