31 de Outubro de 2022
Lage do primeiro piso do Parque de Estacionamento da Rua de São João vai abaixo
Jéssica Raposo

jessicamcraposo@gmail.com
44
Município da Horta requer dois projetos para decidir futuro da lage do segundo piso

A Câmara Municipal da Horta vai proceder à demolição do piso 1 do Parque de Estacionamento público da Rua de São João. 
Na passada sexta-feira a Câmara convocou os órgãos de comunicação social para dar a conhecer o resultado de uma avaliação de anomalias na estrutura, realizada em maio. 
O relatório do Laboratório Nacional da Engenharia Civil (LNEC) diz, em conclusão, o seguinte: “os ensaios cíclicos realizados no betão para identificar a existência de dano, evidenciam a existência de microfissuração na lage do piso 1 e, em conjunto com os restantes ensaios realizados, apontam para que a microfissuração tenha origem em defeitos na pasta do betão. Dado que existe progressão na fissuração mesmo em níveis de tensão relativamente baixos, não se afigura que esta lage possa ser mantida”. 
Segundo o presidente da Câmara Municipal da Horta, Carlos Ferreira, no piso 2 não foram constatados danos no betão quando sujeito a níveis de tensão relativamente baixos mas, para ser mantido, terá de ser objeto de um reforço estrutural.
Neste sentido, a Câmara Municipal da Horta decidiu ordenar a demolição da lage do piso 1 do Parque de Estacionamento da Rua de São João. Para além disso requereu ao projetista a apresentação de um projeto que preveja a demolição e reconstrução da lage do piso 1 e reforço estrutural da lage do piso 2 e dos pilares da estrutura, com a correspondente estimativa orçamental.
Carlos Ferreira adiantou ainda que vai requerer a apresentação de um projeto adicional que contemple a demolição e reconstrução de ambos os pisos, também com a correspondente estimativa orçamental, para que com essa orçamentação a autarquia possa avaliar se a melhor solução é demolir a lage do piso 1, que não pode ser mantida, e reforçar estruturalmente a lage do piso 2 e dos pilares, ou demolir as lages dos dois pisos. 
O Município tomou ainda a decisão de contratar uma revisão de projeto por outro gabinete para salvaguardar todas as partes e de solicitar ao LNEC a continuação do acompanhamento deste dossiê.
Por último, Carlos Ferreira salientou que o executivo vai dar instruções aos serviços municipais jurídicos da Câmara Municipal para diligenciarem os procedimentos necessários à salvaguarda dos interesses do Município e dos munícipes, designadamente no que concerne ao apuramento de responsabilidades e ao ressarcimento dos prejuízos financeiros sofridos pela autarquia. 
Estas medidas serão apresentadas na próxima reunião de Câmara. 
Recorde-se que o Parque de Estacionamento público da Rua de São João foi construído para ter capacidade para cerca de 90 veículos e ficar implantado próximo do centro da cidade, do comércio e dos serviços existentes, favorecendo uma melhor reorganização do trânsito. 

A Câmara Municipal da Horta vai proceder à demolição do piso 1 do Parque de Estacionamento público da Rua de São João. 
Na passada sexta-feira a Câmara convocou os órgãos de comunicação social para dar a conhecer o resultado de uma avaliação de anomalias na estrutura, realizada em maio.&nbs…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.


Contacte-nos através: 292 292 815.




Outras Notícias
Portugal sobe nove lugares no ‘ranking’ europeu de pedidos de patentes entre 2001 e 2020
.
Municípios dos Açores vão receber uma participação da receita do IVA
.
Quadra festiva de Natal e Passagem de Ano “mais fracas” nos hotéis
.
Carlos Ferreira defende mais voos e lugares para o Faial
.