28 de Outubro de 2022
Bluefest debate mar com a sociedade no Teatro Faialense
INCENTIVO

Autor do Artigo
41

Nos dias 3 e 4 de Novembro decorrerá a edição piloto do Bluefest no Teatro Faialense, um evento gratuito mas sujeito a inscrição.

Sob o mote Ciência e Educação para a Economia Azul, o Bluefest tem como público-alvo jovens em idade escolar e também governantes, cientistas, empresas, organizações não governamentais e cidadãos com qualquer interesse ou ligação ao mar.

Com mais de 30 intervenções ao longo de dois dias, o Bluefest centra-se em 7 áreas temáticas: alterações climáticas; áreas marinhas protegidas; economia azul e blue finance; serviços e recursos marinhos; pesca e produtos do mar; plástico e lixo marinho; turismo azul.

A par dos momentos a decorrer no Teatro Faialense, o programa conta ainda com um painel organizado pela ATSF - Associação de Turismo Sustentável do Faial, que decorrerá na Escola do Mar, onde se discutirão eixos estratégicos para o desenvolvimento do Faial.

Em conjunto com os seus parceiros institucionais, a organização pretende promover o contacto entre agentes ligados direta ou indiretamente ao mar, “criando solo fértil para o estabelecimento de sinergias que acelerem a ação no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco particular no ODS 14: proteger a vida marinha”, lê-se num comunicado distribuído pela organização.

Para potenciar a disseminação de conhecimento o Bluefest decorrerá em formato híbrido. Presencialmente, no Teatro Faialense, irão decorrer debates, mesas redondas e apresentações com foco em questões técnico-científicas conexas ao mar; virtualmente, para além da transmissão em direto de todo o evento haverá uma visita em direto ao Oceanário de Lisboa, na manhã de 4 de Novembro, comentada por cientistas na Horta e em Lisboa.

“O evento tem como objetivo principal despertar consciências e estimular o diálogo em torno da preservação do maior e mais importante recurso natural existente na Terra: a água”.

Pela sua extensão de mar, e pelos contínuos esforços na área da sustentabilidade, os Açores, e em específico a ilha do Faial, são “a localização ideal para acolher o Bluefest”, consideram os organizadores.

Nos dias 3 e 4 de Novembro decorrerá a edição piloto do Bluefest no Teatro Faialense, um evento gratuito mas sujeito a inscrição.

Sob o mote Ciência e Educação para a Economia Azul, o Bluefest tem como público-alvo jovens em idade escolar e também governantes, cientistas, empresas, organizações não…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.


Contacte-nos através: 292 292 815.




Outras Notícias
Três homens detidos pelo crime de tráfico de droga em São Miguel
.
Uma morte e 74 novos casos na última semana
.
Pavilhão de Portugal na Bienal de Veneza obtém “número notável” de 67 mil visitantes
.
Carlos Ferreira defende mais voos e lugares para o Faial
.