26 de Outubro de 2022
Oitava edição da Triangle Adventure foi uma das mais desafiantes de sempre
INCENTIVO

Autor do Artigo
44
Ainda assim foram 114 os atletas a arrecadar a tão ambiciosa medalha “finisher”

A oitava edição da Triangle Adventure, que decorreu este fim de semana e reuniu o maior números de participantes de sempre, teve um adversário incapaz de ser vencido: a natureza dos Açores. 

Ondas de cinco metros impediram a ligação marítima entre as ilhas do Pico e São Jorge, oferecendo aos atletas um dia de descanso depois dos 27 quilómetros da etapa “Da Vinha à Montanha”, que, tal como o nome indica, partiu junto ao mar, na Madalena, cruzou a paisagem da Cultura da Vinha, classificada como património mundial pela UNESCO, e levou os atletas até ao ponto mais alto de Portugal. Os mais rápidos conseguiram subir ao Pico, todavia, com a rápida degradação das condições meteorológicas, a organização viu-se obrigada a suspender a subida. 

Assim, com um dia de pausa, os atletas acordaram domingo no Faial, prontos para a etapa “Trail dos Vulcões”, um percurso circular com partida e chegada na paisagem lunar do Vulcão dos Capelinhos. A chuva da manhã deu lugar a algum vento, que, a par da nebulosidade na zona alta da ilha, exigiu o máximo dos atletas, dos voluntários e da organização. Ainda assim, foram 114 os atletas a arrecadar a tão ambicionada e merecida medalha “finisher”, nesta edição que fica para a história como uma das mais desafiantes de sempre.

“O nosso propósito é promover, através do trail running, o destino Açores como um destino sustentável e nós, organização, temos que ser o exemplo máximo!”, refere o coordenador do Azores Trail Run, Mário Leal, em nota de imprensa enviada às redações. 

Mais do que um evento desportivo, o Triangle Adventure by Azores Trail Run é um promotor do turismo de natureza e aventura, evidenciando a proximidade das ilhas do Pico, Faial e São Jorge como um ponto atrativo de público interessado na prática de atividade física ao ar livre. 

Para Mário Leal, mais do que a corrida em si, este evento interessa pela forma como os participantes podem viver a verdadeira experiência arquipelágica: “viajar entre as ilhas, conviver entre si e com os locais, provar a nossa gastronomia, desfrutar das nossas paisagens, visitar os nossos locais de interesse, tudo isto é feito por estas pessoas que não vêm simplesmente correr numa prova de trail”.

O contributo dos eventos Azores Trail Run para o combate à sazonalidade é, para o organizador, uma das principais mais-valias dos mesmos para a Região. “Este tipo de eventos não precisa de ser realizado no verão. Temos mostrado que é viável organizar eventos como este fora da época alta, porque a Região é atrativa todo o ano para quem quer vir desfrutar da nossa natureza e, ao mesmo tempo, desafiar-se numa prova desportiva”, refere, frisando a importância de uma maior dispersão dos turistas ao longo do ano para a sustentabilidade do setor. 

Mário Leal destaca, ainda, a preocupação da organização com a sustentabilidade ambiental dos eventos, no âmbito da qual tem sido feito um trabalho intenso, que já permitiu, entre outras coisas, garantir que as marcações das provas são feitas com recurso a materiais reutilizáveis. 

Resultados da geral masculina nas três etapas: Virgílio Gomes, da equipa CPA Trail Team (06h32); Fernando Santos, Vikings Trail running / CCR Acabideche (06h52) e
Paulo Castro, Clube EFACEC (06h55).


Resultados da geral feminina nas três etapas: Ercília Machado, (07h28); Kristina Kucar, da Eslovénia, (07h33) e Rebeca Branco, da equipa Trail do Texugo, (07h50).

O próximo evento Azores Trail Run é a Ultra Blue Island, que acontece no Faial, de 5 a 7 de maio de 2023. 

A oitava edição da Triangle Adventure, que decorreu este fim de semana e reuniu o maior números de participantes de sempre, teve um adversário incapaz de ser vencido: a natureza dos Açores. 

Ondas de cinco metros impediram a ligação marítima entre as ilhas do Pico e São Jorge, oferecendo aos atletas um dia de descans…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.


Contacte-nos através: 292 292 815.




Outras Notícias
Programa natalício da cidade da Horta arranca mais cedo este ano
.
Portugal sobe nove lugares no ‘ranking’ europeu de pedidos de patentes entre 2001 e 2020
.
Empresas de transformação e comercialização de produtos agrícolas nos Açores com acesso a 8,5 ME
.
Alienação da Azores Airlines com caderno de encargos “amigo do mercado”
.