04 de Outubro de 2022
Recuperação do património da Ribeirinha continua a ser aposta
Jéssica Raposo

jessicamcraposo@gmail.com
101
Património edificado deve ser salvaguardado

Em mais um ano, por ocasião da festa em honra de São Mateus, o padroeiro da Ribeirinha, a Junta de Freguesia assinalou mais um Dia da Freguesia.

Depois de dois anos de interregno sem celebrar a solenidade, devido ao contexto pandémico, o presidente da Junta de Freguesia da Ribeirinha, Paulo Castelo, realçou na sessão solene comemorativa do Dia da Freguesia, na presença dos habitantes da freguesia e de convidados, que o executivo continuará a pautar a sua atividade, mantendo sempre uma relação de proximidade, efetiva e afetiva, com os ribeirinhenses.

Nas diligências desenvolvidas o autarca destacou a construção do parque infantil dos Espalhafatos, parque que terá uma ampliação para zona de lazer e manutenção física, reaproveitando a zona onde foi instalado, por altura do sismo de 1998, um barracão para apoio aos sinistrados. Paulo Castelo referiu também a conclusão da recuperação do campo de jogos.   

«As acessibilidades, segurança e tráfego automóvel, são também uma prioridade deste executivo e depois da asfaltagem do caminho novo urge recuperar o caminho do canto e concluir o troço da rua da igreja, compreendido entre a sociedade filarmónica e entroncamento com a estrada regional, conferindo assim mais segurança e qualidade de vida de quem transita nestas estradas», salientou o autarca.

Paulo Castelo destacou, no âmbito do programa de recuperação do património arquitetónico edificado da Ribeirinha, instituído em 2015 pela Junta, o início da recuperação da ermida de São Pedro da Boca da Ribeira, acrescentando que já foi restaurada a fonte da Bencalada, intervencionada a Fonte do Parol, nos Espalhafatos, e resgatada a Fonte do Valado que está integrada nos trilhos da freguesia que «passaram a ser cada vez mais procurados e uma imagem de marca nesta freguesia».

«Devemos, por isso, salvaguardar este património edificado, não só por ser uma herança cultural, mas principalmente por todos os valores que estão na génese do viver e do sentir das nossas gentes e não correr o risco de perder a nossa identidade, a nossa memória histórica ou perder o nosso sentido pertença a uma comunidade», frisou Paulo Castelo.

O ambiente continua a ser uma grande preocupação do executivo e nesse contexto a junta tem vindo a promover ações de sensibilização ambiental. Tem procedido à limpeza da costa e procedeu também à plantação de arbustos endémicos e outros, alertando e fomentando o debate sobre a temática dos resíduos, associando-se a outros eventos, visando sempre sensibilizar a comunidade para a defesa do património natural. «Prova disso são os sucessivos prémios no Eco-freguesias e no concurso “A minha Ribeira” e, nos últimos três anos, o galardão máximo de excelência a esta freguesia, um reconhecimento pelo trabalho em prol do ambiente mas que também reconhece o empenho de todos que diariamente contribuem para a sua preservação das mais variadas formas», realçou o autarca.

Ainda no âmbito do ambiente, Paulo Castelo destacou a área de lazer do porto e da piscina, cada vez mais procuradas e que têm sofrido sucessivos melhoramentos, nomeadamente com a inclusão de novas mesas, a intervenção nos balneários e a instalação de novos equipamentos com sistema de alimentação voltaico, energia sustentável, renovável e amiga do ambiente.

Na sessão solene do Dia da Freguesia, que se realizou no dia 21 de setembro, foram homenageados Ângelo Bettencourt e Ilídio Pinto pela disponibilidade e dedicação à freguesia.

Em mais um ano, por ocasião da festa em honra de São Mateus, o padroeiro da Ribeirinha, a Junta de Freguesia assinalou mais um Dia da Freguesia.

Depois de dois anos de interregno sem celebrar a solenidade, devido ao contexto pandémico, o presidente da Junta de Freguesia da Ribeirinha, Paulo Castelo, realçou na sessão solene comemorativa do Dia da Fregu…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Polícia Marítima deteta infrações a bordo de embarcações de pesca
.
Paulo Nascimento Cabral indicado pelos Açores para lista do PSD
.
Empresa Portos dos Açores passa de lucro a prejuízo de 1,5 ME em 2023
.
O "desastre" do 16 de março e a zanga de Melo Antunes
.