04 de Outubro de 2022
Paróquias açorianas em situação “difícil” depois da pandemia
Lusa

Autor do Artigo
104

A situação de muitas paróquias dos Açores é “difícil” por causa da diminuição acentuada das ofertas nas missas.

A pandemia afastou os fieis da Igreja e mesmo com o regresso das festas de verão , este ano, já com alguma normalidade, as dificuldades não estão ultrapassadas, afirmou ao Igreja Açores o ecónomo, padre António Henrique Pereira, numa entrevista ao programa de rádio Igreja Açores.

“A pandemia foi um grande golpe nas nossas paróquias: o encerramento das igrejas e as restrições afastaram as pessoas, que ainda não regressaram. Isso fez diminuir as receitas de uma forma acentuada e as paróquias tiveram de recorrer às reservas” disse o sacerdote.

“Muitas paróquias estão numa situação um bocadinho difícil e a retoma deste verão ainda não repôs a normalidade” refere ainda o sacerdote que salienta que “as igrejas ainda estão desertas e se as pessoas não participam também não contribuem para a vida económica da Igreja”.

E acrescenta: “isso reflete-se nas paróquias e também nas contas da própria diocese que vive sobretudo dos contributos das paróquias que são enviados a cada quadrimestre. Por conseguinte, ao baixarem as receitas das paróquias baixam também os contributos para a diocese”.

Ainda assim, o padre António Henrique Pereira salienta que é preciso encarar a situação “como um desafio” reconhecendo, no entanto que, “diante das dificuldades muitos sacerdotes podem viver o desânimo”.

“É preciso olhar para os sacerdotes e estar atentos, pois muitas vezes o facto de vivermos sós ainda nos isola mais e os colegas nem se apercebem disso”, diz sublinhando que o apoio e o acompanhamento são “indispensáveis” diante das dificuldades que “criam problemas”.

A diocese de Angra tem 165 paróquias; durante a pandemia houve paróquias que recorreram a ajudas do estado para suportar os honorários dos sacerdotes.

A situação de muitas paróquias dos Açores é “difícil” por causa da diminuição acentuada das ofertas nas missas.

A pandemia afastou os fieis da Igreja e mesmo com o regresso das festas de verão , este ano, já com alguma normalidade, as dificuldades não estão ultrapassadas, afirmou ao Igreja A&…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Alcatel vai construir sistema de cabos submarinos para ligar Continente, Açores e Madeira
.
Câmara de Angra diz que havia excesso de animais em habitações sociais
.
Presidente da Junta da Matriz dedica Dia da Freguesia a balanço
.
Produção artesanal de amêndoas mantém-se nos Açores apesar de menor procura
.