23 de Setembro de 2022
Cidade da Horta acolhe XV Congresso Insular das Misericórdias
Jéssica Raposo

jessicamcraposo@gmail.com
93
Açores e Madeira reunidos de 14 a 16 de outubro

As Misericórdias das Regiões Autónomas vão reunir-se na ilha do Faial, de 14 a 16 de outubro, para o XV Congresso Insular das Misericórdias dos Açores e da Madeira. “Sustentabilidade das Misericórdias: Caminhos para o Futuro” foi o tema escolhido para o encontro que não se realiza desde o ano de 2017.

A conferência de imprensa de apresentação do programa decorreu na manhã de ontem nos Paços do Concelho. 

A apresentação contou com a presença do presidente do Secretariado Nacional da União das Misericórdias Portuguesas, Manuel de Lemos, do Presidente da União Regional das Misericórdias dos Açores, Bento Barcelos, do Presidente do Secretariado Regional da Madeira, Manuel Vieira, do Provedor da Santa Casa da Misericórdia da Horta, Marco Silva e da vereadora da Câmara Municipal da Horta, Maria Antónia Dutra. 

«Este Congresso vem mesmo a tempo, a tempo de todos nós, com espírito construtivo, positivo, em cooperação, em debate de ideias e reunindo todas as vontades, para sabermos que futuro vão ter as Misericórdias», salientou o presidente da União das Misericórdias dos Açores, Bento Barcelos, destacando que, desde o ano 2020, as Misericórdias atravessam uma fase difícil devido à inflação e ao aumento das taxas de juro. 

Bento Barcelos adiantou ainda, em termos percentuais, os aumentos que se têm feito sentir, nomeadamente: combustível – 39%; gás e eletricidade – 5%; alimentação – 13%; consumíveis/medicamentos/material clínico – 12% e gases medicinais/oxigénio/equipamentos de cuidados de saúde – 20%. Números bastante preocupantes.

O XV encontro entre as Misericórdias das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira contará com dois painéis temáticos: Sustentabilidade do Setor Social e As Misericórdias e as Políticas Sociais no Futuro. 

A Abertura do Congresso acontece no dia 14 de outubro, pelas 18h00, na Sociedade Amor da Pátria.

A par do Congresso vão decorrer diversas atividades no âmbito das comemorações dos 500 anos da Santa Casa da Misericórdia da Horta, anfitriã do evento. 

As conclusões do Congresso serão apresentadas no sábado, dia 15, pelas 17h30, na Sociedade Amor da Pátria. Segue-se a Gala dos 500 Anos da Santa Casa da Misericórdia da Horta, às 20h30 no Teatro Faialense.

O domingo, 16 de outubro, tem como momento alto a celebração de uma missa na Igreja de Nossa Senhora das Angústias e a Sessão Solene de Encerramento dos 500 anos da Santa Casa da Misericórdia da Horta, na Sociedade Amor da Pátria.

As Misericórdias das Regiões Autónomas vão reunir-se na ilha do Faial, de 14 a 16 de outubro, para o XV Congresso Insular das Misericórdias dos Açores e da Madeira. “Sustentabilidade das Misericórdias: Caminhos para o Futuro” foi o tema escolhido para o encontro que não se realiza desde o ano de 2017.

A conferê…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.


Contacte-nos através: 292 292 815.




Outras Notícias
Caminhada Doca a Doca no domingo numa extensão de quatro quilómetros
.
Estados-membros podem restringir acesso de pesqueiros até 12 milhas
.
Novo sistema racionaliza quantidades de água para agricultura
.
Antigo deputado eleito presidente da Assembleia Municipal de Ponta Delgada
.