21 de Setembro de 2022
Já arrancou a primeira edição da “Semana da Juventude”
INCENTIVO

Autor do Artigo
28
Evento decorre até sexta-feira

"Acreditamos firmemente na juventude faialense e açoriana, e na sua capacidade para construir o presente e o futuro próximo desta Região e do País”. Foi esta a mensagem transmitida pelo presidente da Câmara Municipal da Horta na sessão de abertura da primeira edição da “Semana da Juventude”, no Teatro Faialense.

O evento, que decorre até sexta-feira, reúne um conjunto de atividades formativas, particularmente workshops e colóquios que exploram temáticas como o empreendedorismo e a preparação para a entrada no mercado de trabalho.

Reconhecendo a importância dos jovens para o concelho, Carlos Ferreira destaca que a “Semana da Juventude é um espaço de formação, de interação e de convívio, a pensar nos jovens, sobretudo aqueles que estão a frequentar o ensino secundário e profissional, mas também no nosso tecido empresarial”, afirmou .

“Através da consolidação de interesses comuns com as várias instituições, proporcionamos aos jovens uma partilha de conhecimentos, ferramentas para o seu futuro profissional e para o empreendedorismo”, avançou o edil, dando como exemplo a realização, neste primeiro dia, do colóquio “Como ser empreendedor jovem” e da Mesa Redonda subordinada ao tema “O papel da qualificação profissional no mercado de trabalho”.

Na presença da secretária regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, o presidente da Câmara salientou que “às novas gerações pertence o presente e o futuro, daí que não podemos negar a participação ativa destes na decisão política, também no âmbito local”.

Cumprindo uma das iniciativas previstas nas Grandes Opções do Plano para 2022, a primeira edição da “Semana da Juventude” conta, até ao final da semana, com uma Feira de Emprego e um Open Day, aberto a toda a população, para além de workshops direcionados à Escola Secundária Manuel de Arriaga e Escola Profissional da Horta.

Por sua vez,  a secretária regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Maria João Carreiro, aproveitou o momento para anunciar que disponíveis na Região 942 vagas para o ESTAGIAR. 

 “Estas vagas constituem uma oportunidade para a inserção dos jovens na vida ativa, facilitando o seu recrutamento e a sua integ
ração nos quadros das empresas do setor privado”, adiantou a secretária regional.

A titular da pasta da Qualificação e Emprego explicou que o Governo está a privilegiar, numa primeira fase, os estágios no setor privado, considerando não só a oferta de vagas existentes nas empresas privadas, mas também a obrigatoriedade que está associada ao setor privado de contratar, pelo menos, 50% dos estagiários.

“O ESTAGIAR existe para facilitar a integração dos jovens no mercado de trabalho e o recrutamento de mão-de-obra qualificada pelas empresas. Considerando que a Administração Pública está isenta da obrigação de contratação, por exigências legais de recrutamento, estamos a abrir as portas das empresas aos jovens”, disse. n

"Acreditamos firmemente na juventude faialense e açoriana, e na sua capacidade para construir o presente e o futuro próximo desta Região e do País”. Foi esta a mensagem transmitida pelo presidente da Câmara Municipal da Horta na sessão de abertura da primeira edição da “Semana da Juventude”, no Teatro Faialense.





Outras Notícias
Associação alerta que acesso a medicamentos genéricos pode ficar comprometido
.
Cais sul do porto comercial das Lajes das Flores operacional a 14 de outubro
.
PSD nega degradação das contas públicas da região
.
Treinador Miguel Afonso suspenso preventivamente pela Federação Portuguesa
.