21 de Setembro de 2022
Já arrancou a primeira edição da “Semana da Juventude”
INCENTIVO

Autor do Artigo
82
Evento decorre até sexta-feira

"Acreditamos firmemente na juventude faialense e açoriana, e na sua capacidade para construir o presente e o futuro próximo desta Região e do País”. Foi esta a mensagem transmitida pelo presidente da Câmara Municipal da Horta na sessão de abertura da primeira edição da “Semana da Juventude”, no Teatro Faialense.

O evento, que decorre até sexta-feira, reúne um conjunto de atividades formativas, particularmente workshops e colóquios que exploram temáticas como o empreendedorismo e a preparação para a entrada no mercado de trabalho.

Reconhecendo a importância dos jovens para o concelho, Carlos Ferreira destaca que a “Semana da Juventude é um espaço de formação, de interação e de convívio, a pensar nos jovens, sobretudo aqueles que estão a frequentar o ensino secundário e profissional, mas também no nosso tecido empresarial”, afirmou .

“Através da consolidação de interesses comuns com as várias instituições, proporcionamos aos jovens uma partilha de conhecimentos, ferramentas para o seu futuro profissional e para o empreendedorismo”, avançou o edil, dando como exemplo a realização, neste primeiro dia, do colóquio “Como ser empreendedor jovem” e da Mesa Redonda subordinada ao tema “O papel da qualificação profissional no mercado de trabalho”.

Na presença da secretária regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, o presidente da Câmara salientou que “às novas gerações pertence o presente e o futuro, daí que não podemos negar a participação ativa destes na decisão política, também no âmbito local”.

Cumprindo uma das iniciativas previstas nas Grandes Opções do Plano para 2022, a primeira edição da “Semana da Juventude” conta, até ao final da semana, com uma Feira de Emprego e um Open Day, aberto a toda a população, para além de workshops direcionados à Escola Secundária Manuel de Arriaga e Escola Profissional da Horta.

Por sua vez,  a secretária regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Maria João Carreiro, aproveitou o momento para anunciar que disponíveis na Região 942 vagas para o ESTAGIAR. 

 “Estas vagas constituem uma oportunidade para a inserção dos jovens na vida ativa, facilitando o seu recrutamento e a sua integ
ração nos quadros das empresas do setor privado”, adiantou a secretária regional.

A titular da pasta da Qualificação e Emprego explicou que o Governo está a privilegiar, numa primeira fase, os estágios no setor privado, considerando não só a oferta de vagas existentes nas empresas privadas, mas também a obrigatoriedade que está associada ao setor privado de contratar, pelo menos, 50% dos estagiários.

“O ESTAGIAR existe para facilitar a integração dos jovens no mercado de trabalho e o recrutamento de mão-de-obra qualificada pelas empresas. Considerando que a Administração Pública está isenta da obrigação de contratação, por exigências legais de recrutamento, estamos a abrir as portas das empresas aos jovens”, disse. n

"Acreditamos firmemente na juventude faialense e açoriana, e na sua capacidade para construir o presente e o futuro próximo desta Região e do País”. Foi esta a mensagem transmitida pelo presidente da Câmara Municipal da Horta na sessão de abertura da primeira edição da “Semana da Juventude”, no Teatro Faialense.





Outras Notícias
Governo dos Açores financia obra da frente mar da Ribeira Grande em 2,6ME
.
Cinema na esplanada do Sporting
.
Câmara mais preocupada em proteger o Governo Regional do que os faialenses
.
Alojamento turístico supera pela primeira vez 10 milhões de dormidas em agosto
.