A APPAA - As"/> Jornal Incentivo - Associação de Proteção Ambiental defende debate sobre transportes públicos nos Açores




19 de Setembro de 2022
Associação de Proteção Ambiental defende debate sobre transportes públicos nos Açores
Lusa

Autor do Artigo
35

A APPAA - Associação para a Promoção e Proteção Ambiental dos Açores defendeu ser “premente” um debate sobre os transportes públicos terrestres em toda a região, pois o atual sistema está “imutável há dezenas de anos”.

“Existe um sistema de transportes públicos imutável há dezenas de anos, que as empresas concessionárias mantêm, cada uma na sua zona exclusiva, com horários e itinerários inflexíveis, que não servem as populações e são mantidos à custa de subsidiação”, alertou a associação, a propósito da Semana Europeia da Mobilidade, que está a decorrer desde sexta-feira até ao dia 22 de setembro.

Segundo a APPAA, os residentes ou visitantes recorrem ao automóvel, particular ou de aluguer, como a “única forma de aceder aos locais pretendidos no tempo desejado”, tornando o trânsito “insuportável nos maiores centros urbanos, sobretudo nas horas de entrada e saídas de empregos e escolas e nos locais turísticos mais procurados”.

A APPA destaca que o tema central da Semana Europeia da Mobilidade 2022 – Melhores Ligações – “não podia ser mais oportuno” para o arquipélago.

“A APPAA considera ainda essencial proporcionar transportes coletivos de passageiros mais compatíveis com a defesa da qualidade do ar e a mitigação do aquecimento global, mas que sejam atrativos para serem utilizados”, afirma.

Para a associação, é “urgente que os órgãos de poder regional e local e os cidadãos debatam as melhores formas de garantir a mobilidade mais responsável, limpa e mais eficiente para toda a população, residente e visitante”.

A APPAA - Associação para a Promoção e Proteção Ambiental dos Açores defendeu ser “premente” um debate sobre os transportes públicos terrestres em toda a região, pois o atual sistema está “imutável há dezenas d…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.


Contacte-nos através: 292 292 815.




Outras Notícias
Ajudas à banca entre 2008 e 2021 geram saldo negativo de 22.049 ME
.
Mar&ilha em concerto nas ilhas do Faial, Pico e São Jorge
.
Caminhada Doca a Doca no domingo numa extensão de quatro quilómetros
.
Federação apoia Associação de Futebol da Horta na construção de uma academia
.