19 de Setembro de 2022
Governo Regional apoia ensino do português na Bermuda
Lusa

Autor do Artigo
39

O Governo Regional dos Açores assinou na última semana, em Ponta Delgada, dois protocolos de cooperação que asseguram o funcionamento da Escola Oficial Portuguesa da Bermuda.

Os protocolos foram assinados pela Direção Regional das Comunidades com a Associação Cultural Portuguesa da Bermuda, que gere a escola de português, e com o Clube Vasco da Gama, que disponibiliza as suas instalações para esta formação de caráter permanente.

Ambos os documentos têm origem no interesse comum do executivo açoriano e destas associações na preservação da língua portuguesa e da identidade cultural açoriana na Bermuda.

No caso da Associação Cultural Portuguesa da Bermuda, criada em 1970, o protocolo prevê a atribuição de uma verba anual, que este ano corresponde a 8.474,00 euros, para o apoio à atividade da sua Escola Oficial Portuguesa da Bermuda.

O Governo dos Açores tem sido o principal parceiro ativo da única escola que assegura o ensino oficial da língua portuguesa neste território ultramarino britânico, com apoios financeiros que ascendem a mais de 200 mil euros ao longo das últimas duas décadas.

Já no que diz respeito ao Clube Vasco da Gama, a mais antiga instituição da comunidade açoriana da Bermuda, fundada em 1935, o protocolo destina-se a assegurar o seu apoio logístico à instalação da escola portuguesa.

Os dois protocolos foram assinados pelo Diretor Regional das Comunidades, José Andrade, e pelo presidente comum da Associação Cultural Portuguesa da Bermuda e do Clube Vasco da Gama, Richard Ambrósio.

A Bermuda é um território ultramarino britânico localizado no oceano Atlântico, cuja capital é Hamilton, composto por uma ilha principal e por um conjunto de pequenas ilhas, no qual vive uma considerável comunidade de açorianos e seus descendentes.

Estas ilhas foram o terceiro grande destino da emigração açoriana, a partir de 1849, daqui resultando uma comunidade predominantemente de origem micaelense, que já representa quase um quarto da população da Bermuda. 

O Governo Regional dos Açores assinou na última semana, em Ponta Delgada, dois protocolos de cooperação que asseguram o funcionamento da Escola Oficial Portuguesa da Bermuda.

Os protocolos foram assinados pela Direção Regional das Comunidades com a Associação Cultural Portuguesa da Bermuda, que gere a escola de português, e c…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.


Contacte-nos através: 292 292 815.




Outras Notícias
Depressão aumenta nos adolescentes afetando 42% dos jovens
.
Investigadora diz que “verdadeiras” romarias dos Açores tiveram início em 1630
.
Clube de Ténis do Faial fez 43 anos
.
Mar&ilha em concerto nas ilhas do Faial, Pico e São Jorge
.