15 de Setembro de 2022
Sismo de 2,7 na escala de Richter sentido ontem na ilha do Faial
Lusa

Autor do Artigo
35

Um sismo de 2,7 na escala de Richter foi ontem sentido na ilha do Faial, revelou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).

Em comunicado, o CIVISA indica que o evento, registado pelas 10h30, foi sentido pela população com intensidade máxima IV (escala de Mercalli Modificada) nas freguesias de Ribeirinha e Pedro Miguel.

O abalo foi ainda sentido com intensidade III nas freguesias de Salão, Praia do Almoxarife, Flamengos e na cidade da Horta.

A escala de Mercalli Modificada mede os “graus de intensidade e respetiva descrição” e, quando há uma intensidade de IV, considerada “moderada”, os “carros estacionados balançam”, as “janelas, portas e loiças tremem” e “os vidros e loiças chocam ou tilintam”, podendo as paredes ou estruturas de madeira ranger, descreve o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na sua página na internet.

Na intensidade III, considerada “fraca”, o abalo é “sentido dentro de casa” e “os objetos pendentes baloiçam”, sentindo-se uma “vibração semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados”, acrescenta o IPMA. 

Um sismo de 2,7 na escala de Richter foi ontem sentido na ilha do Faial, revelou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).

Em comunicado, o CIVISA indica que o evento, registado pelas 10h30, foi sentido pela população com intensidade máxima IV (escala de Mercalli Modificada) nas freguesias de Ribeirin…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.


Contacte-nos através: 292 292 815.




Outras Notícias
Mar&ilha em concerto nas ilhas do Faial, Pico e São Jorge
.
Filipe Menezes considera “desastrosa” gestão da Praia de Porto Pim
.
Associação alerta que acesso a medicamentos genéricos pode ficar comprometido
.
Antigo deputado eleito presidente da Assembleia Municipal de Ponta Delgada
.