05 de Setembro de 2022
Bruxelas quer evitar surtos no outono e inverno
Lusa

Autor do Artigo
43

A Comissão Europeia instou sexta-feira os Estados-membros da União Europeia (UE) a agir para evitar surtos de Covid-19 no outono e inverno, preparando planos de vacinação para incluir vacinas adaptadas e de reforço e equacionando reintrodução das restrições.

“Hoje, a Comissão propõe medidas concretas para evitar um surto de casos de Covid-19 na próxima época de outono e inverno. A Comissão insta os Estados-membros a criarem as estratégias e estruturas necessárias, incluindo para a vacinação e vigilância da Covid-19, para responder a futuros surtos de uma forma rápida e sustentada”, anunciou o executivo comunitário em comunicado.

Vincando que “o principal objetivo das ações propostas pela Comissão é aumentar a utilização de vacinas, incluindo vacinas adaptadas e novas e assegurar que todos os cidadãos estejam bem protegidos”, Bruxelas pede que os países “desenvolvam estratégias nacionais de vacinação” e assegurem capacidades logísticas suficientes “para administrar as vacinas logo que as vacinas novas e adaptadas sejam entregues”.

Para o executivo comunitário, é necessário que as autoridades nacionais melhorem a adesão ao curso de vacinação primária e à primeira dose de reforço entre os elegíveis, deem prioridade à administração de doses de reforço adicionais para grupos populacionais específicos, como pessoas acima de 60 anos ou doentes graves, combinem a vacinação anticovid-19 com a contra gripe e ainda que façam uma “comunicação clara aos cidadãos sobre os benefícios da vacinação”.

Além da vacinação, a Comissão Europeia pede a “vigilância de vírus respiratórios como a gripe” e destaca que medidas restritivas como a utilização de máscaras faciais ou a limitação da dimensão das concentrações “continuam a ser uma parte crucial da caixa de ferramentas dos Estados-membros” para limitar a propagação.

“É importante que todos os Estados-membros estejam preparados para reintroduzir medidas de saúde pública com base em limiares claros”, sendo que “quaisquer medidas implementadas nas escolas devem ser adaptadas ao contexto educativo e ao grupo etário.

A Comissão Europeia instou sexta-feira os Estados-membros da União Europeia (UE) a agir para evitar surtos de Covid-19 no outono e inverno, preparando planos de vacinação para incluir vacinas adaptadas e de reforço e equacionando reintrodução das restrições.

“Hoje, a Comissão propõe medidas concretas para…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.


Contacte-nos através: 292 292 815.




Outras Notícias
Estados-membros podem restringir acesso de pesqueiros até 12 milhas
.
Treinador Miguel Afonso suspenso preventivamente pela Federação Portuguesa
.
Associação alerta que acesso a medicamentos genéricos pode ficar comprometido
.
Empresários e municípios contra taxa turística
.