17 de Agosto de 2022
Artistas e residentes elogiam palco no Parque da Alagoa
Jéssica Raposo

jessicamcraposo@gmail.com
112
Instalações sanitárias são aposta para o próximo ano

Depois de dois anos de interregno, devido à pandemia de covid-19, a ilha do Faial encheu-se de música e animação para a tão esperada 45ª edição da Semana do Mar. 

Uma das principais novidades, este ano, foi a transposição da festa, devido ao início das obras do troço central da Frente Marítima da Cidade da Horta, para a parte norte da cidade, nomeadamente entre o Parque Vitorino Nemésio (Parque da Alagoa), a Avenida Machado Serpa e o Estádio da Alagoa. 


Em relação à transposição da Semana do Mar para a zona norte da cidade e em forma de balanço, Carlos Ferreira, presidente da Câmara Municipal da Horta, adiantou em entrevista ao INCENTIVO que houve um esforço do Município e da Comissão Organizadora em criar uma articulação entre as diversas valências da festa. 

Os restaurantes, ainda que não tendo vista para o mar, ficaram com um espaço bastante amplo e acolhedor. «A localização permitiu-nos colocar o espaço infantil em frente aos restaurantes o que para as famílias com crianças acaba por ser uma vantagem pois permitiu que os pais pudessem estar a conviver enquanto as crianças estavam em segurança a brincar», disse o presidente da Câmara.

Segundo o autarca, a Avenida Machado Serpa acabou por funcionar como a avenida central da festa e isso permitiu que as barraquinhas tivessem um movimento que, segundo os próprios concessionários, superou aquilo que seria a sua expectativa inicial. 

No recinto da festa foram instalados cinco palcos para criar animação ao longo dos vários espaços mas também para dar palco a todas as filarmónicas que aturam na Semana do Mar, aos grupos de cantares, aos grupos folclóricos e etnográficos, aos grupos de chamarritas e às bandas locais que tiveram oportunidade de atuar. 

Quanto ao espaço da Alagoa, Carlos Ferreira destacou que este ficou muito atrativo e que, segundo a opinião transmitida pelos artistas e pela população em geral, temos um anfiteatro verde, arejado e mais amplo, o que é bastante apelativo para a concretização dos concertos. 

«Foi um espaço muito bem conseguido que nos permitiu também criar a TechZone, pela primeira vez, que foi um êxito muito grande. O espaço esteve sempre cheio com crianças e adultos, pais e filhos a jogar, o que foi muito interessante», salientou. 

Para o presidente da Câmara, estes aspetos foram muito bem conseguidos, acrescentando naturalmente a Festa do Livro, que decorreu na Biblioteca, as exposições, no Banco das Artes, e o Festival Náutico que encheu a baía da Horta de luz, movimento e dinamismo. 

«O Festival Náutico é uma pedra basilar da Semana do Mar e o Clube Naval da Horta e as dezenas de voluntários que colocam de pé este festival fizeram um trabalho excecional», disse o autarca. 

Carlos Ferreira realçou ainda que, este ano, com a abertura do Cais Comercial à população, foi dado mais um passo. «No entanto, numa primeira apreciação, parece-me que continuamos a ter necessidade de aproximar ainda mais as pessoas do Festival Naútico porque o Festival, por si só, é um evento extraordinário, o maior Festival Náutico do país», disse. 

Em 2023 ainda estarão a decorrer obras de requalificação da Frente Marítima da Cidade, cujo prazo termina em setembro, já depois da Semana do Mar, pelo que o local da festa no próximo ano será um espaço a repensar. Sem adiantar que a Semana do Mar 2023 se realizará no local onde decorreu este ano, o autarca faialense adiantou: «Esta opção foi uma opção com sucesso, a generalidade da população gostou, até superou as expectativas a forma como as pessoas aderiram».

Relativamente a oportunidades de melhoria, Carlos Ferreira enumerou, entre outros aspetos, algumas estruturas de apoio, nomeadamente ao nível dos sanitários. «Percebemos que temos de fazer um investimento nessa área para que possamos também tê-las como uma parte importante do apoio que se dá a todos os que se deslocam à festa».

Depois de dois anos de interregno, devido à pandemia de covid-19, a ilha do Faial encheu-se de música e animação para a tão esperada 45ª edição da Semana do Mar. 

Uma das principais novidades, este ano, foi a transposição da festa, devido ao início das obras do troço central da Frente Maríti…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Hotelaria açoriana regista quebras nas dormidas na Páscoa
.
Aprovação de medicamentos à base de canábis vai permitir chegar a mais doentes
.
Piscina Municipal reaberta
.
Privatização da Azores Arlines vai ser retomada rapidamente
.