06 de Julho de 2022
Nova licenciatura em Tecnologia e Moda Sustentável
Lusa

Autor do Artigo
170

A Universidade da Beira Interior (UBI) vai passar a lecionar, a partir do próximo ano letivo, a nova licenciatura em Tecnologia e Produto de Moda Sustentável, anunciou ontem aquela instituição com sede na Covilhã, distrito de Castelo Branco.

Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, a UBI explica que “o novo curso combina o vasto conhecimento científico existente no Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis (DCTT) com as preocupações relacionadas com a preservação do meio ambiente”.

Esta licenciatura, refere a UBI, estará disponível para os candidatos ao Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior e propõe dar resposta às necessidades atuais das empresas da indústria têxtil e do vestuário, através da formação de profissionais técnicos altamente qualificados, capazes de dialogarem com os comerciais, os designers e os elementos das secções produtivas.

“Os diplomados terão competências para projeto e desenvolvimento de produtos de moda (tecidos, malhas e vestuário), incorporando os princípios da sustentabilidade e da economia circular, assente no conhecimento alargado das matérias-primas, dos produtos e de todas as fases do processo produtivo”, explica Nuno Belino, presidente do DCTT, que é citado no comunicado.

O responsável explica ainda que o curso pretende “conferir competências para a gestão integrada do planeamento, produção e qualidade, bem como para a atividade técnico-comercial e de ‘sourcing’ de produto e produção de marcas nacionais e internacionais”.

A UBI também destaca que, entre as saídas profissionais do curso estão diversas áreas do setor têxtil, como a integração em gabinetes de desenvolvimento de produto têxtil e vestuário ou de sustentabilidade de marcas e empresas.

Os futuros profissionais “podem também assumir responsabilidades em secções de planeamento e produção ou controlo de qualidade, ou ainda na atividade de procura e seleção de produção e funções de técnico-comerciais em marcas e empresas, nacionais ou internacionais”.

 “Ao avançar com este curso, a UBI acompanha a mudança verificada nos últimos anos da indústria têxtil e do vestuário portuguesa, que registou uma grande evolução em termos de adaptação ao mercado mundial, através da atualização tecnológica e da sofisticação no desenvolvimento de produto”, é referido, acrescentando-se ainda que este avanço do setor determinado a contratação de quadros superiores especializados. 

A Universidade da Beira Interior (UBI) vai passar a lecionar, a partir do próximo ano letivo, a nova licenciatura em Tecnologia e Produto de Moda Sustentável, anunciou ontem aquela instituição com sede na Covilhã, distrito de Castelo Branco.

Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, a UBI explica que “o novo curso combina o vast…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Dezasseis viagens canceladas devido à greve na semana passada
.
Escolas profissionais dos Açores com 48 cursos no próximo ano letivo
.
Ainda há 17 ruas com o nome de Salazar em Portugal
.
Alojamento Local nos Açores reitera maior promoção turística e ligações aéreas
.