28 de Junho de 2022
Portugal atribuiu quase 45 mil proteções temporárias a pessoas que fugiram da guerra
Lusa

Autor do Artigo
145

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) atribuiu até agora quase 45.000 proteções temporárias a pessoas que fugiram da guerra na Ucrânia e comunicou ao Ministério Público a situação de 737 crianças que chegaram ao país sem os pais, indicou aquele serviço de segurança. Segundo a última atualização feita pelo SEF, desde o início da guerra, em 24 de fevereiro, Portugal concedeu 44.968 proteções temporárias a cidadãos ucranianos e a estrangeiros que residiam na Ucrânia, 27.765 dos quais a mulheres e 17.203 homens.

O SEF avança que o maior número de proteções temporárias concedidas continuam a ser em Lisboa (8.984), Cascais (2.721), Porto (1.948), Sintra (1.542) e Albufeira (1.201).
O SEF indica também que emitiu 39.952 certificados de concessão de autorização de residência ao abrigo do regime de proteção temporária.

Este certificado, emitido após o Serviço Nacional de Saúde, Segurança Social e Autoridade Tributária terem atribuído os respetivos números, é necessário para os refugiados começarem a trabalhar e acederem a apoios.

O SEF avança também que foram autorizados pedidos de proteção temporária a 12.914 menores, representando cerca de 29% do total.

O Serviço de Estrangeiros e F ronteiras revela ainda que comunicou ao Ministério Público (MP) a situação de 737 menores ucranianos que chegaram a Portugal sem os pais ou representantes legais, casos em que se considera não haver “perigo atual ou iminente”. 

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) atribuiu até agora quase 45.000 proteções temporárias a pessoas que fugiram da guerra na Ucrânia e comunicou ao Ministério Público a situação de 737 crianças que chegaram ao país sem os pais, indicou aquele serviço de segurança. Segundo a última at…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Câmara Municipal avança para a alienação de 6 lotes na Rua do Paiol
.
Dois sismos sentidos hoje na ilha Terceira
.
Hotelaria açoriana regista quebras nas dormidas na Páscoa
.
PSP recupera 15 mil euros em material furtado em São Miguel
.