27 de Junho de 2022
Cimeira de exploradores GLEX vai ter sessão no vulcão dos Capelinhos
Lusa

Autor do Artigo
236

A cimeira de exploradores GLEX, que vai juntar cientistas de todo o mundo em São Miguel, em julho, vai decorrer também no Faial, no vulcão dos Capelinhos, com o cientista da NASA James Garvin.

“O Faial e os Capelinhos serão no dia 5 de julho também palco da GLEX Summit, num encontro irrepetível que vai reunir o geoparque dos Açores, a comunidade científica dos Açores com o doutor James Garvin”, declarou Manuel Vaz, um dos organizadores da cimeira, na apresentação do evento que decorreu a semana passada nas Furnas.


A sessão no Vulcão dos Capelinhos vai incluir o cientista James Garvin, da agência espacial norte-americana (NASA), que lidera a missão a Vénus Davinci+.


O organizador revelou que o cientista vai aos Açores “anunciar a próxima missão da NASA a Vénus” e mostrar o seu trabalho sobre a situação vulcânica no arquipélago.


“O doutor Garvin tem um satélite 24 horas sobre São Jorge porque sabe o que são os Açores. Ele próprio, no dia 5, vai também mostrar a sua análise, o seu trabalho e as possibilidades de cooperação que existem [com as instituições regionais]”, acrescentou Manuel Vaz.

A cimeira de exploradores GLEX vai decorrer de 4 a 7 de julho, no Teatro Micaelense, reunindo mais de 50 cientistas e exploradores de todo o mundo, com enfoque nas áreas da conservação da natureza, do oceano, da terra e do espaço.

“Não é uma cimeira ou um encontro de ideias. Não é um encontro sobre o que vamos fazer. É o encontro das pessoas que estão neste momento a mudar radicalmente e a virar uma página da história da humanidade”, vincou Manuel Vaz.


Na ocasião, a secretária do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas do Governo dos Açore, enalteceu as vantagens turísticas e científicas do evento, que deixa uma “mensagem clara sobre o posicionamento do destino Açores”.


“Em relação à ciência, eu queria lembrar que temos importantes projetos para lançar ao nível do espaço e do mar e ter os holofotes da ciência mundial sobre os Açores desperta muito interesse. Nós só conseguimos materializar esses projetos científicos com parcerias”, declarou Berta Cabral.

A secretária regional apontou os Açores como um “laboratório vivo para muitos projetos científicos” e considerou que a cimeira pode “catapultar a região para patamar primeira linha dos acontecimentos científicos e inovadores”.

 

A cimeira de exploradores GLEX, que vai juntar cientistas de todo o mundo em São Miguel, em julho, vai decorrer também no Faial, no vulcão dos Capelinhos, com o cientista da NASA James Garvin.

“O Faial e os Capelinhos serão no dia 5 de julho também palco da GLEX Summit, num encontro irrepetível que vai reunir o geoparque dos Açor…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Açores investiram mais 61% em passes sociais em 2023
.
Portugal falha metas europeias de proteção de área marinhas
.
Aprovação de medicamentos à base de canábis vai permitir chegar a mais doentes
.
Aconselhamento de pedido de declaração da nulidade do matrimónio
.