27 de Junho de 2022
Região integra novo programa europeu na área da mobilidade elétrica
Portal do Governo

Autor do Artigo
211

A Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, através da Direção Regional da Energia, integra o consórcio de um projeto europeu que, envolvendo diversos parceiros internacionais, aposta na utilização de tecnologias inovadoras na área da mobilidade elétrica.

O projeto “Electric Vehicles Management for carbonneutrality in Europe” (EV4EU) é financiado a 100% pelo programa Horizonte Europa, com um orçamento total de 8.9 milhões de euros, decorrendo durante cerca de quatro anos. 

A reunião de arranque do EV4EU decorreu esta semana, em Bruxelas, contando com a participação da Diretora Regional da Energia, Joana Ferreira Rita, que referiu que “se trata de um projeto de relevância estratégica para os Açores por promover uma maior sustentabilidade no consumo de energia, sendo que esta deverá evoluir no sentido de se basear cada vez mais em fontes de energia renováveis”.

No âmbito deste projeto, 16 parceiros de Portugal, Eslovénia, Dinamarca e Grécia unem esforços, contando ainda com o apoio de outras 6 instituições internacionais, de modo a contribuírem, por via da mobilidade elétrica, para os objetivos da neutralidade carbónica definidos para 2050.

Os objetivos deste projeto são, essencialmente, testar a tecnologia Vehicle-to-Everything (V2X), visando criar condições mais atrativas para o utilizador do veículo elétrico.

No caso específico dos testes que irão decorrer na ilha de São Miguel, a energia das baterias dos veículos elétricos será integrada em edifícios nos períodos em que a eletricidade é mais cara, permitindo perceber os impactes desta tecnologia na redução da fatura energética. 

O Governo dos Açores, através da pasta da energia, integra diversos projetos europeus inovadores que têm conduzido ao teste de novas tecnologias e modelos de desenvolvimento sustentável assentes na energia, permitindo a troca de conhecimentos além-fronteiras e a evolução integrada do setor. 

A Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, através da Direção Regional da Energia, integra o consórcio de um projeto europeu que, envolvendo diversos parceiros internacionais, aposta na utilização de tecnologias inovadoras na área da mobilidade elétrica.

O projeto “Electric Vehicles Management for carb…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Sexualidade dos jovens é mais liberal mas ainda condicionada por “velhas” normas
.
Portugal falha metas europeias de proteção de área marinhas
.
PS/Açores preocupado com “tremendo retrocesso” no transporte aéreo
.
Açores foram a única região do país sem excedente orçamental em 2023
.