23 de Junho de 2022
Horta comemora 189 anos da elevação de vila a cidade
Jéssica Raposo

jessicamcraposo@gmail.com
188
Programa estende-se de 1 a 4 de julho

O Município da Horta apresentou o programa comemorativo do 189.º aniversário da elevação da Vila da Horta a Cidade. 

«Um programa que procura dignificar a cidade, o concelho e a ilha do Faial. Um programa de todos e para todos», disse o presidente da Câmara Municipal da Horta, Carlos Ferreira, na conferência de imprensa de apresentação do programa alusivo às comemorações do Dia da Cidade, ontem de manhã, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. 

As comemorações iniciam-se no dia 1, sexta-feira, pelas 15h00, no Salão Nobre, com um painel intitulado “Da Horta para o Mundo”. Um painel que reúne «duas das maiores personalidades políticas dos Açores e também do país dos séculos XX e XXI», Mota Amaral e Jaime Gama. 

Ao início da noite, pelas 21h00, realizar-se-á na Praça da República o XXIII Encontro de Música Tradicional, com o Grupo de Cantares Ilha Azul, o Grupo de Música Capelinhos e o Grupo Entretenga, de música tradicional Portuguesa. A noite encerrará com baile com a Banda À Moda Antiga. 

No sábado, dia 2, às 18h30, no Museu da Horta, o Município fará tributo ao centenário da 1.ª Travessia Aérea do Atlântico pelo NC-4 da US Navy, com a apresentação de um livro comemorativo da efeméride, da autoria de Ricardo Madruga da Costa. 

Uma das novidades, neste 189.º aniversário, é a Noite Branca. “Veste de branco e sente a alma da maresia”, a primeira Noite Branca que se realiza na cidade da Horta tem início pelas 20h00, no Largo do Infante, e contará com a presença dos artistas Nuno Carneiro, Alexandre Gualdino & Misuzy e Shakra. O evento irá estender-se pela noite dentro com os DJs Diogo Quaresma e Diogo Vieira, no terraço das Empresas Marítimo-Turísticas, e contará também com um momento de promoção da gastronomia local.

Segundo o líder da autarquia faialense «a Noite Branca é um investimento significativo para proporcionar aos faialenses uma noite diferente». 

Outra das novidades é a estreia do programa Somos Portugal, da estação de televisão TVI, na ilha do Faial. No dia 3, domingo, pelas 13h00, a Marina da Horta vai ser palco de 6 horas de programa em direto.

Para o presidente da Câmara Municipal da Horta «este é um momento importante de projeção do Faial para o país e para todo o mundo». 

Ainda no domingo, pelas 20h30, na Praça da República, haverá concerto com o grupo “Sons em Triângulo”. Seguem-se a atuação do Grupo Folclórico do Salão e Noite de Chamarritas. 

O ponto alto do programa comemorativo do 189.º Aniversário da Elevação da Horta de Vila a Cidade é a Sessão Solene que se realiza no dia 4, dia de aniversário, pelas 18h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. 

As comemorações encerram com um concerto da Orquestra de Música Ligeira da Câmara Municipal da Horta, pelas 21h30, no Largo do Infante.

De 1 a 4 de julho decorrerá ainda o torneio de golfe da Cidade da Horta, no campo Pitch & Putt do Faial, organizado pelo Clube de Golfe da Ilha do Faial. 

O Município da Horta apresentou o programa comemorativo do 189.º aniversário da elevação da Vila da Horta a Cidade. 

«Um programa que procura dignificar a cidade, o concelho e a ilha do Faial. Um programa de todos e para todos», disse o presidente da Câmara Municipal da Horta, Carlos Ferreira, na conferência de imprensa de…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Sexualidade dos jovens é mais liberal mas ainda condicionada por “velhas” normas
.
Câmara instala novos bebedouros públicos
.
Piscina Municipal reaberta
.
Bloco de Esquerda quer explicações do Governo Regional sobre ajuste direto da SATA
.