21 de Junho de 2022
Coimbra cria dispositivo para produzir energia a partir das ondas
Lusa

Autor do Artigo
101

Uma equipa de cientistas da Universidade de Coimbra (UC) criou um dispositivo inovador para converter em energia elétrica a energia das ondas do mar, uma invenção já protegida por uma patente internacional.

O novo dispositivo, denominado REEFS, acrónimo inglês de Renewable Electric Energy From Sea (energia elétrica a partir do mar), resultou de oito anos de uma investigação desenvolvida no Laboratório de Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

Em comunicado enviado à agência Lusa, a UC explicou que o novo conversor de energia das ondas “é um dispositivo costeiro modular que fica totalmente submerso, invisível à superfície do mar”.

“É apoiado em pilares e o resto do fundo do mar fica livre para todo o tipo de processos marinhos”, afirmou, citado na nota, o líder do projeto, José Lopes de Almeida.

O investigador acrescentou, por outro lado, que o dispositivo “procura utilizar tecnologias que já existem, nomeadamente as turbinas de ultrabaixa queda [que operam em pequenas alturas, geralmente abaixo dos cinco metros], que são aplicadas nos aproveitamentos mini-hídricos e que recentemente se tornaram competitivas em termos comerciais”.

De acordo com José Lopes de Almeida, “é possível migrar essa tecnologia para o mar e aplicá-la precisamente para aproveitar os desníveis criados pelas ondas, que na costa ocidental apresentam frequentemente alturas de um a cinco metros”.

O cientista observou ainda que o REEFS, quando em operação, transforma “o movimento alternado das ondas do mar num fluxo de água contínuo” no seu interior.

“Esse fluxo, criado entre a crista e a cava das ondas, pode ser usado para acionar as referidas turbinas mini-hídricas de ultrabaixa queda”, frisou, argumentando que o dispositivo “representa um salto tecnológico considerável”, pois deixa de ser necessário desenvolver uma tecnologia de raiz.

Uma equipa de cientistas da Universidade de Coimbra (UC) criou um dispositivo inovador para converter em energia elétrica a energia das ondas do mar, uma invenção já protegida por uma patente internacional.

O novo dispositivo, denominado REEFS, acrónimo inglês de Renewable Electric Energy From Sea (energia elétrica a partir do mar), result…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Política colonial portuguesa foi diferente das outras
.
Cientistas criam células para tratamento da doença de Machado-Joseph
.
Ainda há 17 ruas com o nome de Salazar em Portugal
.
Acidente na Variante provoca ferido grave
.