A obra de construção da variante às Furnas, em São Miguel, arrancou na quarta-feira passada, devendo estar concluída no prazo de 20 meses, num investimento de cerca de 6,5 milhões de euros, anunciou o Governo Regional.
Esta é a primeira de duas fases que integram a melhoria da acessibilidade ao concelho de Povoação.
A segunda compreende a construção da nova estrada que fará a ligação Furnas/Povoação, sede do concelho.
A assinatura do auto de consignação da empreitada de construção da variante à freguesia das Furnas decorreu na quarta-feira, numa nota de imprensa divulgada no portal oficial do Governo.
A obra “integra o Plano de Recuperação e Resiliência na sua componente de infraestruturas e circuitos logísticos terrestres dos Açores”.
Na sua grande maioria a construção da variante não deverá afetar a circulação, uma vez que se trata da construção de um novo traçado.
Na assinatura do auto de consignação, a Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, salientou que ficará garantida “uma via mais rápida que, numa extensão de 1,6 quilómetros, entre as Pedras do Galego e o cruzamento da Ribeira Quente, cria condições de circulação segura e funcional”.
“Estamos todos comprometidos e todos estaremos particularmente atentos à boa execução desta empreitada que agora se inicia”, reforçou a governante, citada na mesma nota.
Berta Cabral destacou também que a Povoação “foi o primeiro concelho a desenvolver o seu potencial turístico e empresarial e o último, em matéria de rede viária - o mais esquecido, pelo menos até agora -, no que respeita à acessibilidade de residentes e turistas”.