26 de Maio de 2022
Visita ao Mercado comprova despreocupação do Município relativamente aos comerciantes
INCENTIVO

Autor do Artigo
190
Caminho Fundo, na Matriz, está por concluir

O Partido Socialista do Faial, no âmbito do projeto que pretende percorrer as freguesias do concelho, reunindo com instituições e visitando locais que necessitem de especial atenção, manifestou, esta semana em comunicado, a sua preocupação com “a falta de apoio do Município face à recuperação económica dos comerciantes do Mercado Municipal”.

Para os socialistas, que visitaram o Centro de Acolhimento Empresarial da Horta, a principal preocupação diz respeito, tal como asseguraram alguns concessionários, ao facto de “o pagamento dos stands e esplanadas terem voltado a ser cobrados na íntegra, já desde o passado mês de abril, não dando oportunidade de recuperar da crise imposta pela pandemia”.

Conforme recordam, o início da época turística era a oportunidade de atrair maior receita para estes empresários, permitindo-lhes reforçar a sua liquidez e estabilidade financeira, todavia, ao contrário da isenção implementada pelo anterior executivo, todas as taxas voltaram a ser cobradas nos mesmos valores de 2019.

“Muitos comerciantes que utilizavam os stands pop-up aos sábados, vão mesmo desistir face a esta nova medida, uma vez que não conseguem ainda suportar este pagamento, o que levará a uma desertificação ainda maior deste espaço”, reforçam.

Para o PS Faial, esta medida contraria o objetivo e investimento que levou à construção daquele espaço: dar mais oportunidades aos pequenos empresários locais e atrair mais pessoas para o centro da cidade, fomentando assim a economia e a qualidade de vida dos faialenses.

“Deparámo-nos com um espaço sem dinâmica, com comerciantes desmotivados e desapoiados, que nos revelaram as dificuldades pelas quais estão a passar, nomeadamente a realização de eventos, organizados pelo Município, que obrigam ao encerramento dos seus espaços, causando assim perdas significativas na sua já escassa receita”, refere José Leonardo no comunicado.

Esta constatação levou à decisão de propor, em reunião de Câmara, e de forma a abranger todos os empresários do concelho, a isenção de esplanadas para todos os comerciantes, incluindo os do mercado, e a redução do valor de renda, neste caso para os empresários afetos ao mercado, por forma a “permitir a recuperação dos comerciantes, dando-lhes algum fôlego, após dois anos sem obtenção de qualquer receita”, anunciou o Vereador no final desta visita.

Os socialistas visitaram ainda, esta segunda-feira, o Caminho Fundo, ocasião que aproveitaram para questionar o atual executivo camarário quanto ao ponto de situação das obras aí decorrentes.

“A 16 de julho de 2021 foi assinada a empreitada para requalificação de vias municipais no concelho, nas quais se incluía esta importante ligação rodoviária, logo esta pausa na prossecução da obra não faz qualquer sentido” referiu, a este propósito, o Vereador José Leonardo Silva.

Para o PS/Faial, é urgente dar continuidade aos projetos já viabilizados anteriormente, assegurando ser incompreensível esta paragem que, por si só, revela “a falta de preocupação do atual executivo em defender os interesses do Faial e dos faialenses, que assistem diariamente ao retrocesso da ilha em praticamente todos os setores de atividade”.

Aquando da visita ao local os socialistas verificaram a falta de continuidade das obras do pavimento e da continuação dos muros, esta última articulada com a Junta de Freguesia da Matriz, que na opinião do vereador “deveria também pugnar pelos projetos que envolvem a sua freguesia, nomeadamente os que trarão benefícios e desenvolvimento à sua comunidade”. 

O Partido Socialista do Faial, no âmbito do projeto que pretende percorrer as freguesias do concelho, reunindo com instituições e visitando locais que necessitem de especial atenção, manifestou, esta semana em comunicado, a sua preocupação com “a falta de apoio do Município face à recuperação económica dos …





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Áreas marinhas protegidas dos Açores dividem especialistas e associações
.
Reembolso do Subsídio Social de Mobilidade está normalizado
.
Um mês depois greve da Atlânticoline continua a prejudicar passageiros
.
Aurora Ribeiro é candidata do Bloco de Esquerda às eleições Europeias
.