25 de Maio de 2022
Azores Fringe Festival celebra 10 anos
Lusa

Autor do Artigo
186

A 10.ª edição do Azores Fringe Festival decorre de 1 a 30 de junho, com "uma explosão artística dos Açores para o mundo", num programa que inclui 60 eventos nas nove ilhas.

"A partir do epicentro, no concelho da Madalena, ilha do Pico, e com um cheirinho em todas as ilhas dos Açores, o Azores Fringe é a maior plataforma de criação e mostra de arte e artistas nos Açores", segundo refere o fundador do evento, Terry Costa, numa nota distribuída à comunicação social.

De acordo com a informação enviada às redações, o festival celebra “este ano 10 anos de vida e com foco no seu epicentro na ilha montanha".

"Em 10 anos da associação MiratecArts, incluindo o Azores Fringe Festival, já acolhemos artistas de 64 países, incluindo de todas as ilhas dos Açores, Madeira e do norte ao sul de Portugal Continental, que vieram ao Pico", refere a organização.

A 10.ª edição do Azores Fringe Festival contempla "332 propostas de programação ao vivo e 470 filmes".

"Conseguimos avançar, com o apoio de muitos parceiros, com 60 eventos nas nove ilhas e a apresentação de 56 filmes curtas, incluindo uma sessão especial com o novo trabalho de Margarida Gil, que foi filmado na ilha do Pico", avança Terry Costa.

Segundo Terry Costa, o festival "é um projeto verdadeiramente de açorianos", salientando que "no Fringe, participa quem tem ideias, interesse, algo a partilhar".

O diretor artístico da MiratecArts, associação que tem sede na ilha do Pico, revela ainda que, além das sessões de 'SHORTS@FRINGE', que "levam imagens de todo o mundo pelo arquipélago", o programa acolhe artistas de desenho, ilustração e pintura, performance às terças no Museu dos Baleeiros do Pico, o encontro Pedras Negras com uma dúzia de escritores.

Estão também programadas perfomances de música na Praça da Madalena e no Auditório da Madalena, no Pico.

Do programa faz também parte a construção de instalações e peças de arte para a MiratecArts Galeria Costa, que "trazem artistas familiares à ilha, mas também novos rostos".

A 10ª edição contempla ainda a "Visitarte", uma secção do festival que visita as oficinas de artistas, com apresentação 'online', uma iniciativa que "começou por causa da pandemia, mas que veio para ficar", destaca a associação MiratecArts.

A 10.ª edição do Azores Fringe Festival decorre de 1 a 30 de junho, com "uma explosão artística dos Açores para o mundo", num programa que inclui 60 eventos nas nove ilhas.

"A partir do epicentro, no concelho da Madalena, ilha do Pico, e com um cheirinho em todas as ilhas dos Açores, o Azores Fringe é a maior plataforma de cria&ccedi…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Empresa Portos dos Açores passa de lucro a prejuízo de 1,5 ME em 2023
.
Chuva intensa durante a manhã de hoje não provocou estragos no Faial
.
Aviso laranja devido à chuva forte
.
Áreas marinhas protegidas portuguesas com mais de 150 mil horas de pesca de arrasto
.