25 de Maio de 2022
Açores admitem liderar processo nacional de uso de tecnologia como prova judicial
Lusa

Autor do Artigo
145

O presidente do Governo dos Açores admitiu ontem que o executivo venha a liderar uma proposta legislativa nacional que promova a possibilidade de os meios tecnológicos serem admitidos como prova nas infrações que sejam detetadas em águas nacionais.

“Não excluo nenhuma possibilidade, mas não vou agora adiantar um compromisso de realização porque estamos, como deve ser, em jeito de ‘draft law’, a começar a fazer pensamento sobre esta matéria. Não havendo iniciativa nacional, a região pode muto bem tomar esta iniciativa”, declarou José Manuel Bolieiro.

O líder do executivo açoriano falava aos jornalistas, no Palácio de Sant’Ana, em Ponta Delgada, na sequência da audiência concedida ao novo Comandante da Zona Marítima dos Açores, comodoro José Rodrigues Pinto.

Bolieiro revelou que está previsto para 22 de junho, na ilha Terceira, no Terinov, um colóquio de “reflexão do ponto de vista político, académico, mas também judiciário, sobre a possibilidade de aproveitar os novos meios tecnológicos como admissibilidade de prova tendo como referências as infrações no mar”.

É o caso da observação a partir do espaço, tanto nas pescas como na poluição oceânica, frisou.

A subzona dos Açores representa a maior área da Zona Económica Exclusiva nacional, a terceira maior da União Europeia, representando 11% da ZEE europeia.

Frotas exteriores violam com frequência as águas portuguesas para o exercício de pesca ilegal, segundo testemunhos da comunidade piscatória regional, delapidando os recursos locais.

José Manuel Bolieiro disse ainda contar com a Marinha no processo de fiscalização das áreas de reserva marinha protegidas, no âmbito do projeto ‘Blue Ocean’, que visa antecipar as metas europeias nesta área, para os Açores, em 2023.

A região pretende atingir a meta de 30% de Áreas Marinhas Protegidas até 2023.

Bolieiro manifestou a satisfação pelo facto de, “até final deste ano, ter-se finalmente um salva-vidas, que estará posicionado no grupo central, em particular na Horta”, bem como por se estar a desenvolver um esforço para reforçar os navios de vigilância.

O presidente do Governo dos Açores admitiu ontem que o executivo venha a liderar uma proposta legislativa nacional que promova a possibilidade de os meios tecnológicos serem admitidos como prova nas infrações que sejam detetadas em águas nacionais.

“Não excluo nenhuma possibilidade, mas não vou agora adiantar um compromisso de reali…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
IL/Açores diz que governos regionais estão a hipotecar o futuro da região
.
Projeto da Academia do Futebol dá entrada na Câmara na próxima semana
.
IL/Açores insiste em saber resultados das análises custo-benefício das obras públicas
.
Câmara instala novos bebedouros públicos
.