24 de Maio de 2022
Fórum Açores Bio promove visita ao arquipélago
Portal do Governo

Autor do Artigo
47

No âmbito do segundo fórum da agropecuária biológica, Açores Bio22, as ilhas Faial e Flores recebem, entre amanhã e sexta-feira, a visita das entidades responsáveis pela Rede Bio-Regiões.

As Bio-Regiões consistem em áreas geográficas onde agricultores, cidadãos, operadores turísticos, associações e o poder local estabelecem uma parceria para a gestão sustentável dos recursos locais, dando centralidade à produção e consumo alimentar de base biológica e agro-ecológica .

Neste âmbito, a promoção dos produtos biológicos articula-se em associação com a promoção do território, dos seus recursos e das suas especificidades, com o objetivo de promover o desenvolvimento integrado e sustentável das potencialidades económicas, sociais, culturais e ambientais, com base em padrões de justiça e solidariedade.

A Rede Internacional das Bio-Regiões (INNER) está atualmente presente em dezenas de territórios a nível global, incluindo territórios portugueses. Esta visita pretende ser uma primeira abordagem ao tema nos Açores, durante a qual será efetuado um diagnóstico das potencialidades da região, ao mesmo tempo que serão abordadas questões como vantagens da gestão sustentável do território baseado na agricultura biológica, oportunidades para o desenvolvimento social e económico, benefícios para a valorização dos recursos locais, naturais e culturais e casos de sucesso em Portugal e na Europa.

O programa da visita inclui diversos encontros onde se destacam dois seminários abertos ao público a decorrer nos dias 25 e 26 no Faial e nas Flores, visitas a produtores biológicos e reuniões de trabalho com municípios e associações.

O Fórum da Agropecuária dos Açores é uma iniciativa conjunta do Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural e do Movimento Associativo do sector representados pela Trybio, BioAzorica e Federação Agrícola dos Açores, e tem como objetivos promover uma discussão alargada sobre agricultura e pecuária biológicas juntando produtores, técnicos, investigadores e consumidores, Associações e Cooperativas, Indústria, Distribuição, Comércio e Serviços públicos e privados, criar uma rede regional de cooperação, conhecimento e capacitação, divulgar a investigação e fomentar a inovação quer na agricultura biológica quer na transformação e valorização dos respetivos produtos.

No âmbito do segundo fórum da agropecuária biológica, Açores Bio22, as ilhas Faial e Flores recebem, entre amanhã e sexta-feira, a visita das entidades responsáveis pela Rede Bio-Regiões.

As Bio-Regiões consistem em áreas geográficas onde agricultores, cidadãos, operadores turísticos, associações e o poder local estabelecem uma parceria para a gestão sustentável dos rec…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.


Contacte-nos através: 292 292 815.




Outras Notícias
Governo atribui apoio de 80 mil euros à comunicação social
.
PSD na Assembleia Municipal apoia relatório do LNEC que não conhece
.
Estudo revela que mineração do mar profundo vai afetar biodiversidade e pesca
.
Nova reitora da Universidade dos Açores lembra “compromissos por honrar”
.