23 de Maio de 2022
Glaciares dos Andes perderam 1.020 quilómetros quadrados de extensão em 30 anos
Lusa

Autor do Artigo
174

Os glaciares da cordilheira dos Andes perderam 42% da superfície em 30 anos, diminuindo de 2.429 quilómetros quadrados em 1990 para 1.409 quilómetros quadrados em 2020, revelou um estudo divulgado sexta-feira.
Segundo a plataforma ambiental brasileira MapBiomas, esta diminuição “sem precedentes” dos glaciares, tanto em extensão como em volume, é resultado das alterações climáticas e de outros fatores.
Efrain Turpo, um dos autores do estudo, disse que a taxa de perda de glaciares na América do Sul é também uma consequência direta do carbono negro libertado pelos incêndios florestais na Amazónia.
Turpo acrescentou que a redução da queda de neve afeta a integridade dos ecossistemas que dependem do ciclo da água, da agricultura, do abastecimento de água, da produção de eletricidade e mesmo do turismo.
Para María Olga Borja, outra coautora, o estudo mostra que a redução dos gases poluentes libertados pelos incêndios florestais tornou-se urgente para a América do Sul.
“É urgente que os governos nacionais adotem medidas decisivas para combater a crise climática, incluindo políticas e programas de mitigação das alterações climáticas, principalmente nas bacias glaciares, para reduzir os impactos do derretimento dos glaciares”, advertiu.
MapBiomas é uma iniciativa brasileira multidisciplinar que envolve várias organizações não-governamentais, universidades e empresas tecnológicas que mapeia a cobertura e as mudanças no uso do solo na América do Sul, principalmente no Brasil e na Amazónia.
Especialistas da Mapbiomas, da Universidad Nacional Agraria La Molina (Peru), do Instituto de Pesquisas em Glaciares y Ecosistemas de Montaña (Peru) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE, Brasil) participaram no estudo sobre a situação da neve na cordilheira sul-americana.
Os resultados do estudo foram destacados num artigo publicado na última edição da revista científica Remote Sensing.
“Os glaciares dos Andes tropicais estão a sofrer uma rápida retração, com potenciais impactos ambientais, culturais e económicos para as populações locais”, afirma-se no artigo.
Segundo o estudo, a taxa de perda de glaciares na região tropical dos Andes, ou seja, os situados entre os trópicos de Câncer e Capricórnio, é de 28,4 quilómetros quadrados por ano, e os mais afetados são os situados a menos de 5.000 metros acima do nível do mar, que em 30 anos perderam 80,25% da sua área. Para além dos impactos ambientais e económicos, este fenómeno provoca também a perda de bens culturais, uma vez que as montanhas cobertas de neve são de especial valor para as populações locais. 

Os glaciares da cordilheira dos Andes perderam 42% da superfície em 30 anos, diminuindo de 2.429 quilómetros quadrados em 1990 para 1.409 quilómetros quadrados em 2020, revelou um estudo divulgado sexta-feira.
Segundo a plataforma ambiental brasileira MapBiomas, esta diminuição “sem precedentes” dos glaciares, tanto em extensão como em …





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Operação “Vive na Real – Não na Dependência”
.
Áreas marinhas protegidas dos Açores dividem especialistas e associações
.
Parlamento dos Açores aprova lista de 31 condecorados para o Dia da Região
.
Empresários de São Jorge alertam para "impactos graves" devido à greve na Atlânticoline
.