20 de Maio de 2022
Transporte Marítimo no Triângulo vai ter nova linha no verão
Lusa

Autor do Artigo
267
Linha Laranja com duas viagens diárias Velas/São Roque/Velas

A época alta do transporte marítimo de passageiros e viaturas nos Açores arranca no próximo dia 1 de junho, prolongando-se até 30 de setembro.

Para além do reforço de viagens nas linhas regulares, entre as ilhas do Triângulo e entre as ilhas do Grupo Ocidental, entram em funcionamento as duas rotas sazonais existentes desde 2020, com ligação do Triângulo à Terceira e à Graciosa.

A partir de 17 de junho, com a retoma da operação no porto de São Roque do Pico, em função da conclusão das obras da Gare Marítima, a Atlânticoline inaugurará uma nova linha sazonal, com duas viagens diárias no itinerário Velas/São Roque/Velas, cinco dias por semana. 

Outra novidade em 2022 é o ajustamento da Linha Verde para funcionar com início nas Velas três dias por semana, adiantou a empresa em comunicado enviado às redações.

A operação foi apresentada nas Velas, na manhã de ontem, pelo vogal do Conselho de Administração da Atlânticoline, Francisco Bettencourt, numa cerimónia onde marcaram presença o presidente do Governo Regional dos Açores e a secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas.

LINHA ROSA 
Entre 1 de junho e 31 de agosto, será possível viajar entre Corvo e Flores duas vezes por dia, todos os dias da semana à exceção da quarta-feira. No mês de setembro, as viagens serão às terças, quintas e sábados.

LINHA AZUL 
A ligação regular Horta/Madalena/Horta é reforçada a partir de 17 de junho com mais duas viagens diárias, uma de manhã e outra ao fim do dia, prolongando-se esse reforço até 18 de setembro.

LINHA VERDE
A partir de 1 de junho e até 30 de setembro, passam a existir duas ligações diárias entre as ilhas do Triângulo. Este ano, pela primeira vez, às quartas, quintas e domingos (dias em que não se realizam viagens à Terceira), o ferry Gilberto Mariano ficará sedeado no porto das Velas, permitindo fazer, nesses dias, o itinerário inverso ao habitual, com início e fim naquele porto jorgense.

LINHA LILÁS 
Tal como vem sendo habitual, às terças e sábados, de 1 de junho a 30 de setembro, haverá uma ligação do Triângulo à ilha Terceira, no itinerário Horta/Madalena/Calheta/Praia da Vitória/Calheta/Madalena/Horta.

LINHA BRANCA 
Em 2022 a Linha Branca ligará todas as ilhas do Grupo Central às segundas e sextas-feiras, entre 1 de junho e 30 de setembro, no itinerário Horta/São Roque/Velas/Vila da Praia/Praia da Vitória/Vila da Praia/Velas/São Roque/Horta. Até à entrada em funcionamento da gare marítima do porto de São Roque, a escala no Pico será feita na Madalena.

LINHA LARANJA 
Com a entrada em funcionamento da Gare Marítima de São Roque do Pico, a Atlânticoline inaugurará uma nova linha sazonal. A Linha Laranja funcionará durante três meses, de 17 de junho a 18 de setembro, com duas viagens diárias Velas/São Roque/Velas, realizadas com a embarcação Cruzeiro do Canal.

“Pretende-se dinamizar uma rota que se entende ter potencial, quer pela proximidade geográfica entre os portos de São Roque e Velas, quer pela conexão entre os dois concelhos aos mais variados níveis (económico, social, cultural, entre outros). A Atlânticoline pretende, ao criar esta oferta, testar a procura que a mesma possa encontrar num período de grande dinâmica de deslocação de turistas inter-ilhas”, referiu o comunicado.

Os novos horários estão disponíveis no site da empresa, em www.atlanticoline.pt. 

Com a chegada das rotas sazonais, a Atlânticoline disponibiliza, igualmente, uma tarifa promocional destinada às famílias, com 25% de desconto em viagens com origem ou destino nas ilhas Graciosa e Terceira. A chegada da época alta faz antever períodos de grande fluxo de passageiros a viajar entre as ilhas, principalmente motivados pelo regresso das festividades concelhias, que não se realizaram nos últimos anos devido à pandemia de Covid-19.

A época alta do transporte marítimo de passageiros e viaturas nos Açores arranca no próximo dia 1 de junho, prolongando-se até 30 de setembro.

Para além do reforço de viagens nas linhas regulares, entre as ilhas do Triângulo e entre as ilhas do Grupo Ocidental, entram em funcionamento as duas rotas sazonais existentes desde 2020,…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Projeto da Academia do Futebol dá entrada na Câmara na próxima semana
.
Mais um sismo sentido na Terceira
.
IPMA prevê vento forte e agitação marítima nos Açores a partir de amanhã
.
Açores investiram mais 61% em passes sociais em 2023
.