20 de Maio de 2022
Decréscimo de abalos e os mesmos meios em São Jorge
Lusa

Autor do Artigo
190

O presidente do Governo dos Açores assegurou ontem que há “um decréscimo consistente” dos sismos registados e sentidos na ilha de São Jorge desde há dois meses, mas os meios e capacidade instalada mantêm-se “preparados para o pior”.

José Manuel Bolieiro falava aos jornalistas nas Velas, ilha de São Jorge, precisamente dois meses após o início da crise sismovulcância que, de acordo com o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), já ultrapassou os 33.300 abalos desde 19 de março, dos quais 280 foram sentidos pela população.

“Tal como o CIVISA tem deixado expresso, há um decréscimo consistente de sismos, registados e sentidos. No entanto, apesar deste registo, com a rotação de meios e recursos humanos e capacidade instalada, vamos sempre estar preparados para o pior”, afirmou o chefe do executivo no ‘briefinf’ semanal da Proteção Civil.

Questionado sobre os apoios do Governo ao setor empresarial e turístico de São Jorge, José Manuel Bolieiro revelou que “vai encontrar-se hoje com os representantes dos empresários”.

“Tal como assegurei desde a primeira hora, estamos solidários com a economia de São Jorge. Já temos muita coisa de apoios. E vamos estar, como sempre, disponíveis para reforço em caso de necessidade”, vincou.

O presidente do Governo destacou a “abertura ao diálogo” e a disponibilidade para acompanhar a evolução da situação, relativamente a perdas de rendimentos nos negócios devido à crise sismovulcânica.

Rui Marques, presidente do CIVISA, explicou que aquela entidade “pretende manter toda a capacidade de monitorização instalada na ilha de São Jorge até que haja alterações” à atual situação.

“Algumas das estações projetadas e colocadas na ilha de São Jorge vão ficar aqui de forma permanente”, disse.

O responsável indicou que a sismicidade na ilha de São Jorge “tem vindo a ter oscilações”.

“Desde o dia 10 e até ao dia 14, houve uma frequência diária entre 100 e 160 abalos. A partir do dia 16, tivemos decréscimo significativo”, referiu.

Quanto ao sismo de magnitude 4,0 na escala de Richter sentido ontem em São Miguel e aos sismos registados na ilha Terceira, Rui Marques disse serem fruto da “sismicidade que faz parte do enquadramento geodinâmico dos Açores”.

A ilha mantém o nível de alerta vulcânico V4 (ameaça de erupção).

O presidente do Governo dos Açores assegurou ontem que há “um decréscimo consistente” dos sismos registados e sentidos na ilha de São Jorge desde há dois meses, mas os meios e capacidade instalada mantêm-se “preparados para o pior”.

José Manuel Bolieiro falava aos jornalistas nas Velas, ilha de São Jorge, pre…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Governo dos Açores prorroga apoio ao pagamento de prestações de créditos à habitação
.
Tuna liga estudantes lusodescendentes no Canadá a Portugal
.
IL/Açores insiste em saber resultados das análises custo-benefício das obras públicas
.
Presidente da República indigitou Luís Montenegro como primeiro-ministro
.