20 de Maio de 2022
Governo dos Açores quer reforço do POSEI devido à pandemia e à guerra na Ucrânia
Lusa

Autor do Artigo
37

O Governo dos Açores defendeu ontem um reforço do Programa de Opções Específicas para fazer face ao Afastamento e à Insularidade (POSEI), da União Europeia (UE), devido à pandemia da covid-19 e à guerra na Ucrânia.

Num comunicado publicado na página de Internet do executivo lê-se que o secretário da Agricultura defendeu um “reforço do POSEI” na Conferência Ministerial, que está a decorrer na Martinica, organizada pela presidência francesa da UE e dedicada às Regiões Ultraperiféricas (RUP).

Segundo disse, o reforço do programa é necessário devido aos “efeitos que ainda se sentem da pandemia de covid-19” e face ao “aumento de custos de produção resultante do atual conflito no leste europeu”.

“Precisamos de um POSEI mais abrangente e com uma maior dotação orçamental para fazer face à pandemia e aos crescentes custos de produção na agropecuária açoriana”, afirmou António Ventura, citado na nota de imprensa.

O Governo destaca que tem aproveitado a Conferência Ministerial para “prosseguir o diálogo e a parceria” com as outras RUP e com a Comissão Europeia.

Na terça-feira, o líder da Federação Agrícola dos Açores (FAA), Jorge Rita, defendeu que a produção na região deveria ser compensada, através do programa comunitário POSEI, pelos custos de produção gerados pela crise inflacionista.

Jorge Rita, que sublinhou o papel desempenho pelo Governo para ajudar os agricultores a combaterem a inflação, reivindicou medidas por parte do Governo da República e da UE, defendendo um aumento do envelope financeiro do POSEI.

O Governo dos Açores defendeu ontem um reforço do Programa de Opções Específicas para fazer face ao Afastamento e à Insularidade (POSEI), da União Europeia (UE), devido à pandemia da covid-19 e à guerra na Ucrânia.

Num comunicado publicado na página de Internet do executivo lê-se que o secretário da…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.


Contacte-nos através: 292 292 815.




Outras Notícias
Açores reduzem lista de espera cirúrgica para 10 133
.
Estudo revela que mineração do mar profundo vai afetar biodiversidade e pesca
.
PSD na Assembleia Municipal apoia relatório do LNEC que não conhece
.
SATA reforça operação nos Açores este verão com aeronave alugada
.