17 de Maio de 2022
Macaronésia estuda impactos da poluição luminosa
Lusa

Autor do Artigo
279

As ilhas da Madeira, Açores e Canárias vão estudar os impactos da poluição luminosa na biodiversidade, com o objetivo de mitigá-la, através do projeto LIFE Natura@night.

Na apresentação pública do projeto, que decorreu no Museu da Eletricidade da Madeira, no Funchal, a coordenadora do LIFE Natura@night destacou como um dos principais objetivos “travar a perda de biodiversidade”.

Para isso, será feito um mapeamento da poluição luminosa, o estudo dos seus verdadeiros impactos na biodiversidade, alguns testes em barcos de pesca, assim como outras ações piloto, adiantou Cátia Gouveia.

O projeto pretende também contribuir para a regulamentação da iluminação.

“Durante muitos anos, achou-se que cidades muito iluminadas eram cidades muito mais desenvolvidas. Agora, olhamos para o passado e vemos que talvez algumas das infraestruturas que foram criadas poderiam ter sido feitas de uma forma mais responsável e evitávamos os problemas que temos hoje em dia”, afirmou.

A responsável indicou que, nas três ilhas que compõem a Macaronésia, há 10 espécies de aves, 170 de insetos e 90 de morcegos, salientando que é estimado que “todos os anos morram 1.100 aves”.

“Principalmente a costa sul, quer nos Açores, quer na Madeira, quer em Canárias são áreas com excesso de iluminação, que está a ser paga, que está a ser desperdiçada e que está a ter um impacto bastante negativo num conjunto muito alargado de espécies”, sustentou.

A coordenadora do projeto acrescentou ainda que, além do impacto na biodiversidade, a poluição luminosa das cidades tem um impacto económico de 30 euros por pessoa por ano.

“Cerca de 50% da luz paga é poluição luminosa”, apontou, indicando que todos os anos estão a ser desperdiçados cerca de 92 milhões de euros em eletricidade.

Cátia Gouveia referiu, igualmente, o impacto na saúde das pessoas, dando como exemplos o aumento do risco de obesidade, ‘stress’ ou distúrbios do sono.

“Não queremos que as cidades fiquem às escuras. Queremos que elas fiquem iluminadas de uma forma eficaz, em que o investimento em iluminação seja efetivamente para iluminar as nossas ruas […] e sem impactos negativos na biodiversidade e sem desperdício económico”, afirmou.

As ilhas da Madeira, Açores e Canárias vão estudar os impactos da poluição luminosa na biodiversidade, com o objetivo de mitigá-la, através do projeto LIFE Natura@night.

Na apresentação pública do projeto, que decorreu no Museu da Eletricidade da Madeira, no Funchal, a coordenadora do LIFE Natura@night destacou como u…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
PCP/Açores diz que “reina a confusão” nos transportes aéreos da região
.
Paulo Nascimento Cabral indicado pelos Açores para lista do PSD
.
Edifício e Museu do Parlamento Regional abertos ao público no dia 25 de Abril
.
Alojamento Local nos Açores reitera maior promoção turística e ligações aéreas
.