16 de Maio de 2022
Ordem alerta que faltam 450 enfermeiros nos Açores
Lusa

Autor do Artigo
169

 

O presidente da Ordem dos Enfermeiros nos Açores alertou que “faltam cerca de 450 enfermeiros” na região, considerando a situação “insustentável”, e pedindo um “recrutamento coerente e atrativo” de profissionais e uma “aposta forte” na formação.

“Faltam cerca de 450 enfermeiros nos Açores, sendo que atualmente os enfermeiros trabalham acima do horário normal numa proporção de 40% a mais do que deviam, situação insustentável por muito mais tempo”, afirmou o presidente do conselho diretivo regional da Ordem dos Enfermeiros nos Açores, Pedro Soares, citado numa nota de imprensa.

Segundo o comunicado, o dirigente falava na abertura das comemorações do Dia Internacional do Enfermeiro no Hospital Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, que ocorreu na semana passada.

Pedro Soares defendeu ainda uma “aposta forte na formação” e na “melhoria” das condições de trabalho dos enfermeiros.

“É necessário uma aposta forte na formação base e pós-graduada, num recrutamento coerente e atrativo de Enfermeiros, na promoção da melhoria efetiva das condições de trabalho e criação com urgência de instrumentos de incentivo e de fixação destes profissionais”, declarou.

O enfermeiro considerou ainda que o Sistema Regional de Saúde “carece de uma efetiva integração de cuidados, entre os “cuidados de saúde primários, hospitalares e continuados”.

“Esta integração, que é muito mais do que articulação, dependerá, sobretudo, das intervenções de enfermagem, estando estes profissionais capacitados para a liderança desta mudança de paradigma”, advogou.

No mesmo dia, o Dia Internacional do Enfermeiro, o secretário da Saúde, Clélio Meneses, destacou “a coragem, o altruísmo, a dedicação e a vida” dos profissionais de enfermagem.

Aos 1.872 enfermeiros do Serviço Regional de Saúde e para aqueles que exercem a sua atividade nos setores social e privado, assim como na prestação de cuidados assistenciais, Clélio Meneses deixou também “o agradecimento por tudo quanto têm feito pela saúde dos açorianos”.

 

O presidente da Ordem dos Enfermeiros nos Açores alertou que “faltam cerca de 450 enfermeiros” na região, considerando a situação “insustentável”, e pedindo um “recrutamento coerente e atrativo” de profissionais e uma “aposta forte” na formação.

“Faltam cerca de 450 enfe…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Alojamento Local nos Açores reitera maior promoção turística e ligações aéreas
.
Áreas marinhas protegidas portuguesas com mais de 150 mil horas de pesca de arrasto
.
Aviso laranja devido à chuva forte
.
Gearsu Nature traz um novo conceito de campismo à Praia do Almoxarife
.