16 de Maio de 2022
Bênção de imagem para a Ucrânia marca encerramento da peregrinação a Fátima
Lusa

Autor do Artigo
240

A bênção de uma imagem réplica da Virgem Peregrina de Fátima com destino à catedral de Lviv, na Ucrânia, foi um dos últimos momentos da peregrinação aniversária de maio ao santuário da Cova da Iria, que terminou esta sexta-feira.

O rosário e a eucaristia foram presididos pelo arcebispo Edgar Peña Parra, substituto para os Assuntos Gerais da Secretaria de Estado do Vaticano, que na noite de quinta-feira abordou a situação de guerra na Ucrânia, lamentando que, “no banquete da humanidade” falte “o vinho da fraternidade e da paz”.

Na homilia da Celebração da Palavra, no primeiro dia da peregrinação aniversária ao Santuário de Fátima, o prelado reconheceu que, no mundo atual, “os egoísmos e os rancores explodem com frequência, como, neste (...) tempo, na violência atroz e bárbara da guerra, onde não há, nem vencedores, nem vencidos, mas apenas lágrimas”.

Esta é a primeira grande peregrinação sem as restrições impostas nos últimos dois anos pela pandemia de Covid-19.

Milhares de peregrinos de norte a sul do país fizeram o caminho a pé até à Cova da Iria, com as autoridades a admitirem uma afluência “próxima da habitual em anos pré-pandemia”.

Segundo os serviços do Santuário de Fátima, na procissão das velas, na noite de quinta-feira, terão estado no recinto cerca de 200 mil peregrinos.

O programa do primeiro dia de peregrinação sofreu algumas alterações face ao que era habitual antes da pandemia, com a eucaristia a ser substituída pela celebração da Palavra e a ser suprimida a sessão de acolhimento na Capelinha das Aparições, que, tradicionalmente, ao fim da tarde, marcava o início oficial das cerimónias.

A bênção de uma imagem réplica da Virgem Peregrina de Fátima com destino à catedral de Lviv, na Ucrânia, foi um dos últimos momentos da peregrinação aniversária de maio ao santuário da Cova da Iria, que terminou esta sexta-feira.

O rosário e a eucaristia foram presididos pelo arcebispo Edgar Pe&ntil…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Governo dos Açores volta a propor aumento de 5% da remuneração complementar
.
Paulo Nascimento Cabral indicado pelos Açores para lista do PSD
.
Dia Mundial da Terra é assinalado na segunda-feira
.
Alojamento Local nos Açores reitera maior promoção turística e ligações aéreas
.