11 de Maio de 2022
Presidente da Assembleia Legislativa dos Açores reivindica círculo eleitoral próprio na Europa
Lusa

Autor do Artigo
185

O presidente da Assembleia Legislativa dos Açores reivindicou a criação de um círculo eleitoral próprio para a região no Parlamento Europeu para reforçar a participação do arquipélago, que deve ser “mais ouvido” na fase de definir políticas.

“Reivindicamos também o direito de participação no Parlamento Europeu, através de um círculo eleitoral próprio, que permitiria não só reforçar a nossa participação enquanto região autónoma e ultraperiférica, mas também assegurar uma maior diversidade e representatividade daquele órgão”, afirmou Luís Garcia.

O presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores falava durante uma cerimónia destinada a assinalar o Dia da Europa, realizada no exterior parlamento açoriano, na cidade da Horta.

Luís Garcia apresentou também uma outra “reivindicação”, no sentido de os Açores poderem ser “mais ouvidos pelas instituições europeias”, sobretudo na fase de definição de políticas.

Por outro lado, apelou aos partidos com assento parlamentar, para que intensifiquem a sua participação na construção do projeto europeu.

“É esse o primeiro apelo que aqui deixo, desde logo ao próprio Parlamento dos Açores: temos de intensificar a nossa participação na construção do projeto europeu”, explicou o deputado social-democrata.

Garcia lembrou que a União Europeia enfrenta, atualmente, “um período muito complexo da sua história”, que representa, ele próprio, um grande desafio para o povo europeu. 

“Aos desafios da migração, da crise humanitária, dos refugiados e dos deslocados, do terrorismo, das alterações climáticas, do ‘Brexit’, dos extremismos e populismos que teimam em crescer, juntou-se uma pandemia, seguida de uma guerra às suas portas”, lembrou o deputado, lançando também um apelo à paz na Ucrânia.

O presidente da Assembleia Legislativa dos Açores reivindicou a criação de um círculo eleitoral próprio para a região no Parlamento Europeu para reforçar a participação do arquipélago, que deve ser “mais ouvido” na fase de definir políticas.

“Reivindicamos também …





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Escolas profissionais dos Açores com 48 cursos no próximo ano letivo
.
Governo não confirma Ilídia Quadrado na Portos dos Açores
.
Bearsu Nature traz um novo conceito de campismo à Praia do Almoxarife
.
Paulo Nascimento Cabral indicado pelos Açores para lista do PSD
.