09 de Maio de 2022
Totalidade dos portos dos Açores na Rede Transeuropeia dos Transportes
Lusa

Autor do Artigo
203

Os portos dos Açores passaram a integrar, na sua totalidade, a Rede Transeuropeia dos Transportes, acendendo assim a verbas comunitárias do Fundo de Coesão, anunciou a secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral.
A secretária regional salvaguardou que já havia quatro portos naquela rede europeia, “faltando integrar os restantes”.
“Esta semana estivemos em contacto com a Comissão Europeia, de forma a integrar todos e, neste momento, já temos todos os portos integrados na rede transeuropeia dos transportes, uns na rede principal - os que já estavam (Ponta Delgada, Praia da Vitória e Horta) - enquanto os restantes ficam na rede geral”, declarou Berta Cabral, à Lusa e à RTP/Açores.
A governante falava à saída de uma reunião da Federação Ibérica dos Operadores Portuários e dos Agentes de Navegação, em Ponta Delgada.
A Portos dos Açores é responsável pela gestão de 14 portos e sete marinas nos Açores.
De acordo com Berta Cabral, esta adesão dos portos dos Açores é “fundamental para garantir a coesão económica da região e facilitar o acesso aos fundos comunitários” visando obras nas infraestruturas portuárias, através do Fundo de Coesão.
A região, não estando integrada na rede transeuropeia dos transportes, tinha que recorrer, em alternativa ao Plano Operacional dos Açores, sendo que, para além do FEDER, agora pode concorrer ao Fundo de Coesão, que “tem um grande montante para as infraestruturas, que são fundamentais para a região”.
A secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas referiu a intenção de canalizar os fundos comunitários para fazer face ao programado no capítulo da manutenção, reestruturação e reordenamento dos portos dos Açores, a par de equipamentos.
Berta Cabral anunciou, a propósito, o lançamento do concurso para a aquisição de uma nova grua para o Porto de Ponta Delgada, no valor de quatro milhões de euros. 

Os portos dos Açores passaram a integrar, na sua totalidade, a Rede Transeuropeia dos Transportes, acendendo assim a verbas comunitárias do Fundo de Coesão, anunciou a secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral.
A secretária regional salvaguardou que já havia quatro portos naquela rede europeia, “faltando integ…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Vasco Cordeiro diz que não será recandidato à liderança do PS/Açores
.
Paulo Nascimento Cabral indicado pelos Açores para lista do PSD
.
PCP/Açores diz que “reina a confusão” nos transportes aéreos da região
.
O "desastre" do 16 de março e a zanga de Melo Antunes
.