06 de Maio de 2022
Triplicada verba do programa “Eco Freguesia, Freguesia limpa”
GACS

Autor do Artigo
29

O programa “Eco Freguesia, Freguesia limpa”, promovido pela Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, tem como objetivo reconhecer os esforços das freguesias e a colaboração das populações na limpeza e remoção de resíduos abandonados em espaços públicos, incluindo as linhas de água e a orla costeira, bem como na realização de programas e ações de sensibilização ambiental.

De acordo com o Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, Alonso Miguel, “este programa tem-se revelado um instrumento fundamental de cooperação entre o Governo Regional e as juntas de freguesia da região, que são parceiros estratégicos no âmbito da gestão de resíduos, da promoção da qualidade ambiental e da proteção dos recursos naturais”.

Considerando “a importância e o impacto positivo” do programa «Eco Freguesia, Freguesia limpa» e correspondendo aos apelos das Juntas de Freguesia, o Governo Regional decidiu reforçar a verba destinada a esta medida, para 2022, com mais um milhão de euros.

Efetivamente, “a dotação orçamental do programa representa agora mais do triplo da verba inicialmente prevista, que correspondia a cerca de 450 mil euros”, afirmou Alonso Miguel.

O Secretário Regional acrescentou ainda que “com este significativo reforço orçamental, pretende-se aumentar o valor dos apoios atribuídos às Junta de Freguesia da Região, reforçando a sua capacidade de ação na limpeza de espaços públicos, quer através da aquisição de equipamento imprescindível à boa execução desses serviços, quer também através da contratação recursos humanos para o efeito”.

Segundo a governante, “este reforço de verbas comprova, de forma clara, a sensibilidade e a importância atribuída pelo Governo Regional ao relacionamento e cooperação com o Poder Local, tendo em vista o seu contributo para a sustentabilidade do progresso ambiental, social e económico”.

O programa “Eco Freguesia, Freguesia limpa”, promovido pela Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, tem como objetivo reconhecer os esforços das freguesias e a colaboração das populações na limpeza e remoção de resíduos abandonados em espaços públicos, incluindo as linhas de &…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.


Contacte-nos através: 292 292 815.




Outras Notícias
Empresários de São Jorge querem “apoios imediatos”
.
Dívida das famílias, empresas e Estado sobe para 782.500 ME de fevereiro para março
.
Região arrancou ontem com 2.ª dose de reforço da vacina
.
Açores lançam Campanha de Limpeza Costeira e Subaquática
.