25 de Janeiro de 2022
Presidente Zelensky pede à UE para se manter unida face à Rússia
Lusa

Autor do Artigo
301

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, apelou ontem à União Europeia (UE) para que se mantenha unida face à Rússia, numa reunião com o presidente do Conselho Europeu e após declarações polémicas do chefe da marinha alemã.
Zelensky “sublinhou que para a Ucrânia é importante preservar a unidade de todos os países membros da UE na proteção da soberania e integridade territorial” do seu país, face aos receios de uma invasão russa, afirmou a Presidência ucraniana em comunicado.
“A Ucrânia não cederá às provocações, pelo contrário, manterá a calma com os seus parceiros”, acrescentou, enquanto Moscovo voltou a acusar Kiev de preparar uma ofensiva contra os separatistas pró-russos no leste do país.
As declarações surgem na sequência de uma declaração polémica do chefe da marinha alemã, Kay-Achim Schönbach, de que a Ucrânia não recuperará a península da Crimeia, anexada pela Rússia em 2014, que é importante para os europeus ter a Rússia do mesmo lado, contra a China, e que o Presidente russo, Vladimir Putin, merece “respeito”.
Na sequência das declarações, num evento na Índia na sexta-feira, o vice-almirante Schönbach apresentou a demissão.
O desagrado de Kiev também está relacionado com a persistente recusa da Alemanha em entregar armas à Ucrânia, uma posição que considera suscetível de “encorajar” a Rússia.
Os Estados Unidos, o Reino Unido e os Estados bálticos anunciaram o envio de armas para a Ucrânia.
Tradicionalmente relutante desde a Segunda Guerra Mundial com qualquer envolvimento militar, a Alemanha diz que não fornecerá à Ucrânia armas letais, argumentando que não quer aumentar mais as tensões.
A Rússia tem vindo, nos últimos meses, a concentrar tropas ao longo da fronteira com a Ucrânia – são já cerca de 100.000 soldados – e tem também aí efetuado manobras militares, levando o Ocidente a temer um ataque. 

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, apelou ontem à União Europeia (UE) para que se mantenha unida face à Rússia, numa reunião com o presidente do Conselho Europeu e após declarações polémicas do chefe da marinha alemã.
Zelensky “sublinhou que para a Ucrânia é importante preservar a unida…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Política colonial portuguesa foi diferente das outras
.
Paulo Nascimento Cabral indicado pelos Açores para lista do PSD
.
Vereadores do PS manifestam preocupação pela redução do estacionamento na Rua de São João
.
Dezasseis viagens canceladas devido à greve na semana passada
.