03 de Dezembro de 2021
Segundo período de greve em IPSS nos Açores “paralisa” muitos serviços
Lusa

Autor do Artigo
95

O segundo período de greve que os trabalhadores das IPSS e Misericórdias dos Açores estão a cumprir desde ontem “está a paralisar” muitos serviços, com “expressão bastante significativa” em sete das nove ilhas açorianas, disse fonte sindical.

“Os primeiros indicadores que temos desta segunda jornada de luta é que a greve está a paralisar muitas creches, jardins de infância da região, lares de idosos, centros de dia e centros de atividades ocupacionais. Algumas salas de jardins de infância estão a funcionar, mas as cozinhas estão fechadas devido à greve”, adiantou à agência Lusa o dirigente sindical Luís Armas, do SINTAP - Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública e de Entidades com Fins Públicos.

Os trabalhadores das IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social) e Misericórdias dos Açores cumprem desde as 00h00 de ontem um segundo período de greve, que se estende até às 24h00 de hoje.

Os trabalhadores das IPSS e Misericórdias dos Açores já tinham cumprido nos dias 28 e 29 de outubro um primeiro período de paralisação, em protesto pelos aumentos propostos pela URMA (União Regional das Misericórdias dos Açores) e pela URIPSSA (União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores), que não vão além de 1%.

De acordo com o dirigente sindical, o segundo período de greve “está a ter expressão bastante significativa em sete ilhas dos Açores, à exceção das Flores e Corvo, que têm sempre uma adesão fraca”.

“E esperamos que na sexta-feira a adesão ainda seja maior”, acrescentou, indicando que a greve “teria mais impacto se as instituições não estivessem a usar os trabalhadores de programas ocupacionais para poderem abrir algumas valências, o que é de todo incorreto”.

Luís Armas disse que, após várias reuniões com a URMA e com a URIPSSA, “o impasse nas negociações continua”.

“Temos uma contraproposta que propõe aumentos de 3% com retroativos a julho de 2021. Estamos a aguardar resposta. Tudo faremos pela via do diálogo e da concertação social para se chegar a um acordo que seja justo para os trabalhadores”, disse o sindicalista.

Luís Armas sustentou que “as IPSS e Misericórdias receberam do Governo Regional, entidade financiadora, um reforço de quatro milhões de euros para 2021 e 2022, o que corresponde a um aumento de 16,5%, contemplando também uma majoração de 91 euros para quem aufere o ordenado mínimo regional”.

“E não se pode receber milhões e querer dar aos trabalhadores tostões”, apontou.

De acordo com os dados divulgados pelo SINTAP/Açores, os primeiros três escalões de rendimentos dos trabalhadores afetos às IPSS e Misericórdias da região auferem todos o salário mínimo, uma vez que os seus vencimentos base não foram atualizados durante vários anos, e acabaram por ser “absorvidos” pelo ordenado mínimo regional.

O segundo período de greve que os trabalhadores das IPSS e Misericórdias dos Açores estão a cumprir desde ontem “está a paralisar” muitos serviços, com “expressão bastante significativa” em sete das nove ilhas açorianas, disse fonte sindical.

“Os primeiros indicadores que temos desta segunda jornada de…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
PS/Açores diz que não existe endividamento zero na região
.
PSP recupera 15 mil euros em material furtado em São Miguel
.
Gasolina sobe 3,9 cêntimos por litro e gasóleo 1,7 cêntimos nos Açores em abril
.
Semana do Mar deste ano vai continuar no Parque da Alagoa
.