02 de Dezembro de 2021
Candidatura de Ponta Delgada a Capital Europeia da Cultura
Lusa

Autor do Artigo
56
Candidatura é projeto regional

A candidatura de Ponta Delgada a Capital Europeia da Cultura em 2027 foi entregue no dia 19, constituindo um projeto de âmbito regional resultante de “um amplo processo de auscultação” pelas nove ilhas dos Açores, segundo o município.

Para a composição deste dossiê a equipa coordenadora do Azores 2027 realizou “um amplo processo de auscultação que passou por Ponta Delgada, pelos seis municípios da ilha de São Miguel e pelas nove ilhas dos Açores”, sublinha a informação divulgada pela autarquia.

Ao todo estiveram envolvidos 400 artistas, agentes culturais, líderes comunitários, agentes de mudança, instituições, festivais e a sociedade civil.

O documento agora entregue será disponibilizado publicamente, no ‘site’ do Azores 2027, após a audiência com o júri, na cidade de Lisboa, o que deverá acontecer durante os primeiros meses de 2022, em data a definir.

Espera-se que as cidades portuguesas que passam à segunda fase de seleção sejam anunciadas ainda durante o primeiro trimestre do próximo ano.

Apesar de ser conduzida pelo município de Ponta Delgada, o projeto Azores 2027 é “estruturante para a Cultura não só de Ponta Delgada, mas de toda a Região Autónoma dos Açores”, destaca o presidente da autarquia, Pedro Nascimento Cabral, a propósito da entrega, no dia 19 de novembro, do dossiê de candidatura de Ponta Delgada/Açores a Capital Europeia da Cultura para ser analisado pelo júri internacional.

O autarca, citado numa nota, frisa que a Câmara Municipal de Ponta Delgada está “absolutamente empenhada” no projeto Azores 2027, manifestando-se confiante na passagem “às fases seguintes”.

“Partimos para esta fase certos da excelência do trabalho que foi desenvolvido pela equipa do Azores 2027”, sublinha Pedro Nascimento Cabral.

“A Natureza Humana [mote do projeto] parte da cidade para o concelho de Ponta Delgada, para as nove ilhas do arquipélago, da Europa para o mundo para criar um recreio, uma academia e um palco, e transformar a nossa Capital Europeia da Cultura num arquipélago europeu da cultura”, realça a autarquia.

Na prática, é proposta uma série de projetos artísticos e culturais de diferentes expressões, com o desafio de envolver, atrair e incorporar formas criativas de participação.

A candidatura de Ponta Delgada a Capital Europeia da Cultura em 2027 foi entregue no dia 19, constituindo um projeto de âmbito regional resultante de “um amplo processo de auscultação” pelas nove ilhas dos Açores, segundo o município.

Para a composição deste dossiê a equipa coordenadora do Azores 2027 realizou “um a…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Iates abandonam o porto devido à agitação marítima
.
Gasolina sobe 3,9 cêntimos por litro e gasóleo 1,7 cêntimos nos Açores em abril
.
Dois sismos sentidos hoje na ilha Terceira
.
Violação de menor no Faial leva a apresentação de queixa
.