26 de Novembro de 2021
Novos conteúdos ‘online’ da Biblioteca
INCENTIVO

Autor do Artigo
81

A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, através da Rede de Conhecimento dos Açores (RCA), em parceria com a Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça (BPARJJG), passou a disponibilizar novos conteúdos ‘online’ no Portal Cultura Açores, referentes à imprensa e a registos paroquiais faialenses.

Os novos ficheiros – passíveis de consulta em www.culturacores.azores.gov.pt –, reportam ao periódico Correio da Horta e compreendem o período de 1961 a 1975.

O Correio da Horta, jornal que existiu na cidade faialense, desde 4 de dezembro de 1930, publica, no editorial do seu primeiro número, o seu propósito: “Ventilaremos as questões que interessam particularmente à vida coletiva do distrito da Horta, nas suas várias modalidades sociais e políticas, bem como as nacionais, norteados pelos interesses sagrados da comunidade e dentro do respeito devido às instituições vigentes no nosso país”.

Outro dos recentes conteúdos disponibilizados digitalmente dizem respeito ao livro de registo de casamentos da Paróquia da Conceição, concelho da Horta, de 1705 a 1840, resultantes de uma conversão de microfilme.

Estes ficheiros revertem-se de grande importância dado o estado frágil do documento físico que contém informação muito relevante, sobretudo junto das comunidades emigradas de segunda e terceira geração, que pretendam solicitar nacionalidade portuguesa.

A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, através da Rede de Conhecimento dos Açores (RCA), em parceria com a Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça (BPARJJG), passou a disponibilizar novos conteúdos ‘online’ no Portal Cultura Açores, referentes à imprensa e a…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Lista de espera de cirurgia nos Açores aumenta há 10 meses consecutivos
.
Rui Martins confirmado nas Políticas Marítimas
.
Um mês depois greve da Atlânticoline continua a prejudicar passageiros
.
Quinze viagens canceladas devido à greve entre 8 e 14 de abril
.