25 de Novembro de 2021
Governo Regional firma contrato de 2,3ME com Universidade dos Açores
Lusa

Autor do Artigo
86

A secretária da Cultura, Ciência e Transição Digital do Governo dos Açores, Susete Amaro, considerou “estruturante” o contrato realizado com a Universidade dos Açores (UAc), que prevê 2,3 milhões de euros para a contratação de investigadores.

“É estruturante o contrato com a UAc num valor global de 2,3 milhões de euros, que dá início a um processo gradual de contratação de investigadores pela UAc, assim contribuindo para a resolução da precariedade laboral na ciência”, afirmou Susete Amaro.

A secretária regional falava terça-feira na discussão do Plano e Orçamento da região para 2022, que decorre durante esta semana na Assembleia Legislativa Regional, na cidade da Horta.

A governante também realçou o “compromisso” do atual Governo açoriano em “aumentar o apoio à tripolaridade” da academia açoriana, que tem polos em Ponta Delgada, Horta e Angra do Heroísmo, nas ilhas de São Miguel, Faial e Terceira, respetivamente.

“Para 2022, a verba de apoio à tripolaridade da UAc será de 650 mil euros, praticamente o dobro do valor atribuído pelo governo do PS em 2020”, afirmou.

Susete Amaro destacou que o executivo, de coligação PSD/CDS-PP/PPM, prevê investir em 2022 mais de nove milhões de euros na área da ciência.

Segundo disse, aquela verba supera os 14 milhões de euros quando adicionado o valor para a construção do segundo edifício do Parque de Ciência e Tecnologia Nonagon, localizado na ilha de São Miguel.

No debate, a deputada do BE/Açores Alexandra Manes criticou as “velocidades muito desiguais” das várias ilhas quanto às políticas culturais e criticou Susete Amaro por ter “acordado ou aceitado” uma redução de uma “parte substancial” do orçamento dedicado ao património.

A parlamentar do PS Sandra Dias Faria condenou a redução do investimento nas infraestruturas tecnológicas e considerou que não existe uma estratégia para o desenvolvimento da ciência na região.

“Temos um Governo que governa sem estratégia e sem olhar para os Açores e para os açorianos”, declarou a socialista.

Elisa Sousa, do PSD, realçou a “aposta clara” do Governo na “recuperação” do património da região e considerou que a atual proposta orçamental representa o “Orçamento possível, tendo em consideração a herança deixada pelo PS”, partido que governou a região de 1996 a 2020.

O deputado do CDS-PP Rui Martins enalteceu o aumento do apoio à tripolaridade da UAc e elogiou a intenção do Governo em criar o núcleo museológico dos cabos submarinos na cidade da Horta.

A secretária da Cultura, Ciência e Transição Digital do Governo dos Açores, Susete Amaro, considerou “estruturante” o contrato realizado com a Universidade dos Açores (UAc), que prevê 2,3 milhões de euros para a contratação de investigadores.

“É estruturante o contrato com a UAc num valor global de 2,3 milhões de euros, que dá início a um processo gradual de contrata…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Universidade dos Açores pede celeridade para novas residências
.
Edifício e Museu do Parlamento Regional abertos ao público no dia 25 de Abril
.
Ultra Blue Island by Azores Trail Run® celebra 10ª edição
.
Crise sísmica na Terceira com valor anormal apenas de sismicidade
.