25 de Novembro de 2021
Autorizado financiamento para fábrica de pescado no Pico
Lusa

Autor do Artigo
86

O secretário do Mar e Pescas, Manuel São João, revelou no parlamento que foi autorizado o financiamento para a construção de uma fábrica de transformação de pescado no Pico, no âmbito do programa Mar 2020.

No debate do Plano e Orçamento da região para 2022, Manuel São João realçou que aqueles documentos contêm cerca de 19,7 milhões de euros destinados aos “regimes de apoio” e à “assistência técnica” do programa Mar 2020, da União Europeia.

“É uma dotação que permitirá ao Governo dos Açores acompanhar a operacionalização dos projetos daquele programa comunitário, assumindo particular relevo a construção de uma nova unidade de transformação de pescado na ilha do Pico, cuja candidatura foi já homologada no final da semana passada”, declarou o secretário regional.

Em 24 de agosto de 2021 foi publicado, em Jornal Oficial dos Açores, o contrato para a empreitada de construção da Fábrica de Conservas na Madalena, na ilha do Pico, da responsabilidade da conserveira Conseran.

Em setembro, a Conseran apresentou o projeto para a construção da fábrica naquela ilha açoriana, um investimento de 16 milhões de euros que prevê criar cerca de 100 postos de trabalho.

Em maio de 2018, a conserveira Cofaco, dona do atum Bom Petisco, encerrou a fábrica da ilha do Pico, despedindo 162 trabalhadores, com o compromisso de abrir uma nova fábrica até janeiro de 2020, com capacidade inicial para 100 trabalhadores e a possibilidade de aumentar o efetivo até 250, projeto que não chegou a arrancar.

Sobre o projeto da nova unidade conserveira, São João realçou que o executivo açoriano “fez o que lhe competia”, uma vez que criou as “condições necessárias para a realização de um investimento de grande alcance económico e social naquela ilha”.

“Este Governo não empurrou um problema para a frente com a barriga e não varreu para debaixo do tapete os compromissos assumidos”, realçou o governante.

Na discussão, o deputado do PS José Ávila considerou que a atuação do Governo “não trouxe nada de novo” à “estratégia” das pescas e questionou o executivo sobre a situação da sindicância à Inspeção Regional das Pescas, anunciada em abril por São João.

O parlamentar do PSD Marco Costa enalteceu a “homologação da nova conserveira da ilha do Pico” e a requalificação do entreposto frigorífico da Madalena do Pico, o que, segundo o secretário regional, “deverá arrancar em abril do próximo ano”, num investimento de 7,5 milhões de euros.

Pedro Pinto, do CDS-PP, alertou para a necessidade de os equipamentos portuários terem a “mesma marca” para reduzir os custos de manutenção.

O líder parlamentar do BE/Açores, António Lima, criticou a “ausência de uma política para esta área tão estrutural” da região e afirmou que as quotas de pesca têm sido “geridas de forma desastrosa”.

O secretário do Mar e Pescas, Manuel São João, revelou no parlamento que foi autorizado o financiamento para a construção de uma fábrica de transformação de pescado no Pico, no âmbito do programa Mar 2020.

No debate do Plano e Orçamento da região para 2022, Manuel São João realçou que aquele…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Plano Regional de Saúde dos Açores focado no combate ao tabagismo e à obesidade infantil
.
MP acusa 60 arguidos de burla qualificada com subsídio de mobilidade nos Açores
.
Grupo Central dos Açores com aviso amarelo de precipitação por vezes forte
.
Prisão preventiva para homem que abusou sexualmente de menores no Faial
.